Notícia - Quais alimentos evitar na menopausa? Nutricionista revela
06/05/2024
Quais alimentos evitar na menopausa? Nutricionista revela
Insônia, fogachos, alterações de humor, aumento de peso e névoa mental são alguns dos sintomas da menopausa, fase que marca o fim do período reprodutivo feminino. Segundo a Vanessa Raio, nutricionista, para evitar a piora desses desconfortos, existem alguns alimentos que devem ser evitados.
Uma pesquisa da Menopausa, feita com 400 mulheres na pós-menopausa, aponta que uma alimentação com perfil mediterrâneo, que inclui comida fresca e natural, pode contribuir para a redução dos sintomas desse período.
"Adotar hábitos alimentares saudáveis desde cedo resulta em uma melhor saúde ao longo dos anos, inclusive durante a menopausa", destaca a profissional.
A seguir, conheça alguns dos alimentos que pioram os sintomas da menopausa.
Pimenta
Por ser termogênica, a pimenta podem favorecer a piora dos sintomas. No entanto, isso não significa que você deve deixar de temperar as suas receitas com a pimenta-do-reino, pois esta, de acordo com a nutricionista, não faz mal nenhum.
Industrializados
Salgadinhos e biscoitos são ricos em sódio e açúcares e, por isso, podem colaborar para a retenção de líquido e para a sensação de inchaço. Se você quer petiscar algo ao longo do dia, Vanessa recomenda apostar em outras alternaticas, como cenoura, queijo branco e pepino com húmus.
Fast food
Os fast foods são ricos em gorduras trans e saturadas e, se consumidos em excesso, podem favorecer a ocorrência de doenças cardíacas, especialmente em mulheres na pós-menopausa, que já apresentam um risco aumentado de sofrerem com esses problemas.
Além disso, hambúrguer, batata frita, refrigerantes e outros itens típicos do fast food podem contribuir para o ganho de peso, o que também pode agravar os sintomas da menopausa.
Álcool
Segundo a nutricionista, o álcool pode aumentar ainda mais as ondas de calor. "Isso acontece porque o consumo de álcool provoca uma vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo e aquecendo o corpo rapidamente, desencadeando assim uma sensação de calor intenso", explica.
Além disso, exagerar na bebida colabora para doenças cardiovasculares e, de acordo com um levantamento da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, as mulheres que consomem entre duas e cinco doses diárias apresentam 1,5 vezes mais chances de terem câncer de mama.
Café
O hábito de beber café em excesso está associado a uma maior incidência de calorões em mulheres na pós-menopausa. Também é importante lembrar que a cafeína conta com propriedades estimulantes, o que pode impactar negativamente a noite de sono.
Fonte: Boa Forma
|