Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Alimentação funcional: você sabe o que é? 12/11/2019
Alimentação funcional: você sabe o que é?

Você provavelmente já ouviu falar de alimentação funcional. Mas você sabe o que exatamente este termo significa?

Conforme estudo publicado no Jornal Eletrônico da Universidade Federal de Santa Catarina, o termo “alimentação funcional” engloba alimentos que não apenas nutrem, mas que também fazem bem à saúde ou nos mantêm saudáveis.

Para atingir esse benefício suplementar, as comidas ou bebidas são enriquecidas com vitaminas e sais minerais, ácidos graxos, bactérias, fibras e outras substâncias – para estimular a digestão ou fortalecer o sistema imunológico.

Afirma-se que alguns gêneros alimentícios podem baixar a pressão arterial, evitar diabetes e até combater o câncer. No entanto, é preciso ter consciência de que estes alimentos funcionais não funcionam como medicamentos.

Desde quando existe alimentação funcional?
Os marinheiros da frota de Cabral já sofriam de escorbuto, mas apenas no século 18 reconheceu-se que o suco de limão auxiliava no combate da doença. Mais tarde, descobriu-se que a alimentação pouco balanceada a bordo era o fator causador da doença. A ajuda veio em forma de legumes e frutas em conserva.

No século 19, foram lançados no mercado os primeiros alimentos específicos voltados para o fortalecimento de doentes: cerveja e balas de malte e Ovomaltine. Na década de 1920, apareceram pela primeira vez o flúor e o iodo no sal de cozinha, para proteger a população contra cáries e bócio.

Recentemente, o Japão tomou a dianteira no mercado de alimentos com funções suplementares – desde 1993, é usada a etiqueta FOSHU (Food for Specific Health Use, que significa “Alimentos de utilidade específica para a saúde”), designada para alimentos que supostamente fazem bem à saúde, pois combatem a perda da massa óssea e o câncer, a prisão de ventre e o infarto.

No Brasil, para que esses produtos sejam comercializados, eles têm de ser liberados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e rotulado segundo as determinações dela.

Como são produzidos alimentos funcionais?
Todos os grandes produtores de alimentos têm laboratórios, nos quais examinam seus produtos e desenvolvem novas variações. Neles são ainda testados quais os aditivos que podem ser introduzidos. Em geral, são obtidos de produtos naturais e entregues na forma de matéria-prima. Às vezes pode-se simplesmente misturá-los, em outros casos trata-se de uma questão de design.

Os alimentos funcionais fazem efeito?
As quantidades de substâncias benéficas são relativamente pequenas, e os médicos discutem se vitaminas, minerais e outros nutrientes, artificialmente introduzidos, têm o mesmo efeito que as substâncias encontradas em frutas e legumes.

Fibras passam pelo intestino sem serem decompostas, estimulando assim a digestão, mas os ácidos graxos ômega-3 artificiais têm um efeito diferente de quando ingeridos junto com o peixe ou a linhaça. Por fim, alguns efeitos positivos dos alimentos funcionais foram realmente comprovados em laboratório.

Alguns exemplos de alimentos funcionais

• Soja e derivados;

• Peixes como sardinha, salmão, atum, anchova, truta e arenque;

• Óleos de linhaça, soja, nozes, amêndoas, castanhas e azeite de oliva;

• Azeite, óleo de canola, azeitonas, abacate e frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas);

• Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, uva roxa, mirtilo e vinho tinto.

Fonte: Seleções
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica