Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Benefícios do grão-de-bico comprovados cientificamente 18/04/2019
Benefícios do grão-de-bico comprovados cientificamente

O grão-de-bico, também conhecido como gravanço ou ervilha-de-galinha, é um vegetal leguminoso pertencente à família das fabáceas, muito presente na região do Mediterrâneo e na Índia.

Seu sabor que lembra nozes e sua textura granulada combinam bem com vários outros alimentos e ingredientes.

Sendo fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças.

Além disso, ele é rico em proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.

Confira uma lista com oito benefícios do grão-de-bico com base em estudos científicos:

1. Rico em nutrientes

Com apenas 46 calorias por porção (28 gramas), o grão-de-bico é capaz de oferecer carboidratos (67%), proteínas, fibras e nutrientes.

Cada porção de grão-de-bico contém:

Calorias: 46

Carboidratos: 8 gramas

Fibra: 2 gramas

Proteína: 3 gramas

Folato: 12% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)

Ferro: 4% da IDR

Fósforo: 5% da IDR

Cobre: 5% da IDR

Manganês: 14% da IDR

2. Ajuda a manter a saciedade

A proteína e a fibra presentes no grão-de-bico ajudam a retardar a digestão, o que promove a saciedade. Além disso, a proteína pode aumenta os níveis de hormônios que reduzem o apetite no organismo.

Um estudo, que comparou o apetite e o consumo de calorias de 12 mulheres, chegou à conclusão de que aquelas que ingeriram grão-de-bico (200 gramas) antes da refeição tiveram menos vontade de comer de novo e consumiram menos calorias em comparação àquelas que comeram duas fatias de pão.

Outro estudo descobriu que indivíduos que ingeriram uma média de 104 gramas de grão-de-bico, diariamente, por 12 semanas, relataram sentirem-se mais saciados e comeram menos junk food, em comparação ao grupo que não consumiu grão-de-bico.

3. É rico em proteína vegetal

O grão-de-bico é uma ótima fonte de proteína vegetal, sendo uma alternativa para quem evita consumir animais e seus derivados - assim como fazem os veganos.

Uma porção de 28 gramas de grão-de-bico fornece cerca de três gramas de proteína.

A proteína do grão-de-bico ajuda a promover a saciedade e o apetite sob controle. Ela é conhecida por ajudar a prevenir o ganho excessivo de peso, faz bem para a saúde óssea e ajuda na manutenção da força muscular.

Alguns estudos sugeriram que a qualidade da proteína no grão-de-bico é melhor que a de outros tipos de leguminosas. Isso porque ele contém quase todos os aminoácidos essenciais, exceto a metionina.

Por esse motivo, eles não são uma fonte completa de proteína. Para ter certeza de obter todos os aminoácidos da sua dieta, é importante associar o grão-de-bico a outra fonte de proteína, como grãos integrais ou com proteína completa, como a quinoa.

4. Ajuda a manter o peso sob controle

O grão-de-bico é um alimento que tem a propriedade de promover saciedade em porções que fornecem poucas calorias.

Como já mencionado, a proteína desse grão ainda tem a propriedade de ajudar a aumentar a produção de hormônios que diminuem o apetite.

Em um estudo, aqueles que consumiram grão-de-bico regularmente tinham 53% menos chances de serem obesos e um índice de massa corporal e circunferência da cintura menores, em comparação aqueles que não comeram grão-de-bico.

Além disso, outra análise descobriu que aqueles que comeram pelo menos uma porção de leguminosas, como grão-de-bico, perderam 25% mais peso do que aqueles que não comeram.

5. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

O grão-de-bico tem várias propriedades que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Primeiro porque ele tem um índice glicêmico (indicador da rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de um alimento) razoavelmente baixo.

Segundo, porque ele é uma boa fonte de fibras e proteínas, ambas conhecidas por seu papel na regulação do açúcar no sangue.

Em um estudo, 19 pessoas que comeram 200 gramas de grão-de-bico tiveram uma redução de 21% nos níveis de açúcar no sangue, em comparação a quando comeram cereais integrais ou pão branco.

Outro estudo de 12 semanas descobriu que 45 indivíduos que ingeriram 728 gramas de grão-de-bico por semana tiveram uma notável redução em seus níveis de insulina em jejum, o que é um fator importante no controle do açúcar no sangue.

Além disso, vários estudos associam o consumo de grão-de-bico ao risco reduzido de várias doenças, como diabetes e doenças cardíacas - esses efeitos são frequentemente atribuídos a seus efeitos redutores de açúcar no sangue.

6. Faz bem para a digestão

A fibra do grão-de-bico é, em sua maior parte, solúvel, o que significa que ela se mistura com água e forma uma substância parecida com um gel no trato digestivo.

Em um estudo, 42 pessoas que ingeriram 104 gramas de grão-de-bico diariamente por 12 semanas relataram melhora na função intestinal, incluindo evacuações mais frequentes e consistência mais suave das fezes, comparadas a quando elas não comiam grão-de-bico.

Se você quer melhorar sua saúde digestiva, vale a pena tentar um pouco mais de grão-de-bico em sua dieta.

7. Protege contra doenças crônicas

O grão-de-bico tem várias características que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas.

Doença cardíaca

O grão-de-bico é fonte de vários minerais, como o magnésio e o potássio, que têm sido estudados por seu potencial para melhorar a saúde do coração.

Além disso, a fibra solúvel presente no grão-de-bico tem demonstrado ajudar a reduzir os triglicerídeos e os níveis “ruins” de colesterol LDL, que podem aumentar o risco de doença cardíaca quando elevados.

Em um estudo de 12 semanas, 45 pessoas que comeram 728 gramas de grão-de-bico por semana reduziram significativamente seus níveis de colesterol total em uma média de quase 16 mg/dL.

Câncer

Incluir grão-de-bico em sua dieta regularmente pode ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Isso porque comer grão-de-bico pode promover a produção de butirato pelo organismo, um ácido graxo que tem sido estudado por seu potencial de reduzir a inflamação nas células do cólon, possivelmente diminuindo o risco de câncer de cólon.

Além disso, o grão-de-bico é fonte de saponinas, que são compostos de plantas que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer, inibindo o crescimento tumoral.

Ele também contém várias vitaminas e minerais que podem reduzir o risco de câncer, incluindo vitaminas B, que podem ser responsáveis ??por reduzir o risco de câncer de mama e pulmão.

Diabetes

Por ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, o grão-de-bico ajuda a prevenir e gerenciar o diabetes.

A fibra e a proteína presentes nesse grão ajudam a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após a ingestão, o que é um fator importante no controle do diabetes.

Além disso, seu baixo índice glicêmico (IG) o torna apropriado para ajudar a fazer a manutenção da diabetes em pessoas que já possuem a doença, pois evita picos de açúcar no sangue.

8. É barato e fácil de adicionar à dieta

É incrivelmente fácil incluir grão-de-bico na dieta. Ele é versátil e pode ser usado em uma variedade de pratos como saladas, sopas ou sanduíches.

Ele é o principal ingrediente do hommus, e cai muito bem amassado com sal, alho, orégano e até mesmo tahine.

Fonte: eCycle
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica