Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Como conseguir um sono de qualidade 10/04/2018
Como conseguir um sono de qualidade

Minimizar os riscos para a saúde e aumentar o bem-estar do organismo é o objetivo. Como conseguir isso é a questão. Felizmente, essas dicas para alcançar um sono de qualidade certamente irão beneficiar nosso corpo.

Dormir pouco estimula a má alimentação, ao mesmo tempo em que altera as emoções e a capacidade de concentração. Além disso, aumenta o risco de desenvolver diferentes doenças, como a obesidade.

O abuso de café, a prática de exercícios em momentos inadequados, o fato de ter rotinas diferentes todos os dias, e a escolha de horários variáveis para ir para a cama são inimigos de um descanso profundo e reparador.

Hoje vamos fornecer uma série de dicas para ter um sono de qualidade. Nelas está o segredo para conseguir o descanso tão necessário.

Transtornos do sono

O primeiro passo é detectar os problemas e procurar remédios naturais. A insônia é o distúrbio mais comum e afeta muito a qualidade de vida. Descobrir suas causas e aplicar o correto tratamento para o sono ajuda a superá-la.

Outro transtorno frequente, mas muito mais perigoso, é a apneia do sono. Pode desencadear a pressão arterial elevada e doenças do cérebro e do coração, especialmente o infarto do miocárdio.

O paciente deixa de respirar por pelo menos dez segundos várias vezes durante a noite, o que diminui a quantidade de oxigênio no sangue. Nestes casos, o tratamento médico é essencial.

Não é só dormir, mas dormir bem. Na primeira fase começa um processo de relaxamento, mas o cérebro ainda está ativo. Meia hora depois o sono profundo tem início, e é mais difícil acordar.

Algumas dicas para alcançar um sono de qualidade

Adaptar-se às necessidades do organismo

Embora estejamos acostumados a ouvir que o ideal para um adulto é dormir entre 7 e 8 horas por noite, cada organismo é diferente.

O importante é que cada pessoa pode especificar as horas de que precisa para descansar e estabelecê-las como uma regra. Isso dependerá do seu ritmo de vida.

Dispense os estimulantes

O consumo de café, chocolate, chá, coca-cola e outros estimulantes está em desacordo com o bom descanso.

Para impedir que eles nos afetem, evite-os durante a tarde e a noite.

Opte por um jantar leve

Um jantar leve, sem componentes gordurosos ou diuréticos, pelo menos três horas antes de ir dormir, não interferirá no sono. Não é aconselhável ir dormir com fome.

Devemos evitar alimentos como bacon, queijo, nozes ou vinho tinto, que contêm tiramina. Estes liberam a noradrenalina, um estimulante para o cérebro que pode manter a pessoa acordada a noite toda.

Benefícios do exercício

Fazer exercícios de forma regular na parte da manhã, após o café da manhã, ou à tarde, antes do jantar, consome a energia que será recuperada à noite.

A atividade física aumenta a temperatura do organismo, por isso não é aconselhável praticá-la perto da hora de dormir.

Álcool e cigarro

A crença de que uma dose de bebida alcoólica facilita o sono é uma meia verdade. No estágio inicial a atividade cerebral diminui, mas depois irá alterar o sono.

Igualmente, a dependência de nicotina pode interromper o sono. Passar várias horas sem fumar gera uma sensação de privação.

Assim, é aconselhável parar de fumar definitivamente. Manter os horários de sono, incluindo fins de semana, regularizará essa atividade.

O triptofano do leite, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, faz com que tomar um copo antes de ir para a cama seja de grande ajuda.
Ovos e grãos integrais também fornecem triptofano.

Uma pequena soneca

O ideal é ir para a cama quando você está com sono. Tirar uma soneca de não mais de 30 minutos à tarde é uma alternativa saudável.

Isso ajudará a relaxar o organismo e não interferirá no sono noturno.

Sem barulho, luzes ou calor

É bom desligar a televisão e o rádio. Se o silêncio total não for alcançado, os tampões de ouvido são uma boa opção.

O quarto deve estar escuro e com uma temperatura próxima a 20 ºC.

Algumas gotas de valeriana ou uma infusão de camomila antes de ir para cama relaxam e facilitam o repouso. Alguns perfumes, óleos ou cremes contêm fragrâncias que induzem o sono.

A melhor posição

Deitar-se de costas minimiza os danos no pescoço, bem como a pressão nos pulmões, dores de cabeça e insônia.

Segundo especialistas, dormir no lado esquerdo favorece a atividade do coração, circulação, digestão e drenagem linfática.

Ao fazê-lo no lado oposto, por outro lado, aumenta o refluxo esofágico.

Fonte: Melhor com Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica