Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Varizes pioram com as altas temperaturas do verão 13/03/2018
Varizes pioram com as altas temperaturas do verão

As varizes não ganham destaque no verão só porque essa é a estação dos shorts, das saias e dos vestidos. O próprio calor pode agravar o quadro e os sintomas, como dores, ardência, inchaço – não, esse problema não é meramente estético.

Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) – Seção Rio de Janeiro, há um aumento de 20 a 30% no número de queixas por esse tipo de problema nas pernas. Por quê?

“Com a temperatura alta, há uma maior dilatação das veias das pernas”, introduz o angiologista Daniel Mendes Pinto, presidente da SBACV – Regional de Minas Gerais. “Em pessoas com varizes, isso piora os desconfortos ou o lado estético”, completa.

É possível, embora não comum, que o calorão até aumente o risco de complicações mais graves, como é o caso da flebite, uma inflamação nas veias. Se nada é feito, essa encrenca leva à trombose.

Para diminuir o risco de todas essas chateações, procure se refrescar, evite passar longos períodos em pé, maneire no salto alto e, se for o caso, emagreça. No mais, praticar exercício físico é sempre uma boa pedida, assim como usar meias de compressão (com prescrição médica, diga-se).

O profissional ressalta que, no verão, os consultórios dos médicos que tratam as varizes – os angiologistas e cirurgiões vasculares – acabam enchendo. “Mas isso é porque as mulheres expõem mais as pernas nessa época”, diz.

Embora alguns pacientes cheguem aos doutores por causa de dores, inchaço, coceira e por aí vai, os sintomas funcionais das varizes ainda são muito negligenciados.

O recado é: se sentir algum desconforto mais prolongado, principalmente nos membros inferiores, procure um profissional. Ainda mais se ele vier acompanhado do surgimento de pequenas veias esverdeadas nas pernas. Até porque oito a cada dez mulheres sofrerão com as varizes ao longo da vida.

E o tratamento?

Ele melhorou muito. Hoje em dia, há uma tendência para opções menos invasivas, dependendo do quadro.

“Para lidar com os sintomas, temos medicamentos novos e seguros”, comemora Mendes Pinto. “E, para liquidar as veias varicosas, recorremos a tratamentos como o laser e a espuma, entre outros”, completa.

Só quando as veias defeituosas são grandes que a cirurgia de fato é inevitável. Mas ela também é bastante segura e eficaz.

Fonte: MSN
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica