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Notícia - Cuidados para ter unhas fortes e saudáveis 07/03/2018
Cuidados para ter unhas fortes e saudáveis

Da forma como você lixa suas garras ao que você coloca no prato, tudo contribui deixá-las saudáveis – ou em estado de atenção.

Tenha seu material

Você não quer compartilhar 
a luva de boxe suada da
 academia, certo? É ainda
 mais impensável dividir o kit
 manicure. Ter os próprios
 acessórios é o primeiro 
passo para afastar o risco de
 micoses e manter a saúde.

Pegue leve na lixa

“Evite lixar a superfície das unhas
 para não deixá-las mais finas
 e, consequentemente, fracas 
e quebradiças”, alerta a
dermatologista carioca Karla Assed.

Hidrate sempre

Como na atividade física, hidratar faz 
toda a diferença na performance das suas garras. Aproveite cada pausa no trabalho para lançar mão do creminho da gaveta e massagear a cutícula – daí não vai precisar de alicate. “A pele forma uma barreira contra contaminações. Para remover apenas o excesso, durante o banho, quando a cutícula está mais maleável, empurre-a delicadamente em direção à raiz. O excedente se desprende sozinho e a esmaltação fica mais bonita”, diz a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

Dê tempo para as unhas crescerem

Elas não precisam tomar fôlego depois do removedor de esmaltes: como são compostas de queratina (um tecido morto), não têm necessidade de “respirar”. Mas, da mesma forma que os músculos, precisam de um a dois dias de descanso para crescer.

Nesse break, abuse de cremes e óleos específicos, e de ativos fortificantes como biotina, zinco, selênio e pantotenato de cálcio. Enquanto exercita sua paciência, as unhas postiças não são uma boa medida de emergência: “Elas agridem e afinam a unha verdadeira”, diz
a dermatologista Thaís Pepe, de São Paulo.

Consuma proteína

“As unhas são formadas principalmente por queratina, proteína que dá firmeza e resistência, e por minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro, cobre e zinco, que ajudam no crescimento e fortalecimento”, explica a nutricionista carioca Patricia Davidson Haiat. Para manter as suas saudáveis, consuma alimentos fontes de proteínas, como ovos, carnes, aspargos, folhosos verde-escuros, feijão, nuts.

Fonte: Boa Forma
     
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