Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Manchas na gravidez são comuns, saiba como evitar 27/09/2017
Manchas na gravidez são comuns, saiba como evitar

Mulheres que já passaram pela gravidez podem afirmar: é comum surgirem manchas na pele nesse período. Mas por que isso acontece? O dermatologista Adriano Almeida explica que esse escurecimento da pele pode ser fisiológico, como o que acontece na linha alba, mediana do abdome e dos mamilos, assim como patológico, relacionado ao hormônio combinado com a exposição solar, que na gravidez é chamado de cloasma.

A maternidade é um momento especial para a mulher, que leva não somente às modificações orgânicas como comportamentais e afetivas por parte da mãe. "Normalmente a aréola da mama e a linha alba do abdome escurecem por interferência hormonal. A aréola tende a clarear após a gestação, porém pode permanecer mais escura do que era anteriormente", explica ela.

Os locais mais comuns são a região malar da face (bochecha), fronte e supralabial (buço). Também pode acontecer das axilas escurecerem, mas é mais raro. "O fator racial influencia também; nas pessoas de pele escura é mais frequente acontecer", diz Adriano.

E como prevenir: "Oriento as futuras mamães a evitar exposição solar em exagero, para evitar manchas. O melasma ou cloasma, mancha escura que geralmente aparece na face da gestante, tem uma estreita ligação com a exposição solar, por isso recomendamos às grávidas a evitarem exposição solar em demasia principalmente das 10h às 16h. Fazer uso de protetor solar, usar chapéu ou outro método de abrigo contra o sol são medidas importantes", aconselha.

Para não grávidas existem vários tratamentos para melhorar o aspecto do melasma e até desaparecer com ele, dentre eles temos o peeling, laser, cosméticos e outros. Pode ser tratado a qualquer momento, porém, alguns tratamentos são preferencialmente realizados no inverno, pois nesta estação podemos lançar mão de produtos não indicados no período do verão.

Hoje o tratamento pode ser feito de forma oral com medicações como picnogenol, resveratrol e contando com as vitaminas C e E, assim como com o betacaroteno para potencializar os tratamentos tópicos. No caso das gestantes pode-se usar ainda durante a gestação medicações com ações clareadoras como ácido azelaico e AA2G (que é uma vitamina C e age como despigmentante).

Fonte: Idmed
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica