Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Farinha saudável: 5 opções integrais e suas propriedades 22/03/2022
Farinha saudável: 5 opções integrais e suas propriedades

A farinha pode ser um alimento polêmico em receitas culinárias, principalmente para quem segue dietas restritivas, como em casos de diabetes e alergia ao glúten.

Felizmente, existem opções de farinhas integrais funcionais que estão fazendo sucesso devido aos benefícios que apresentam. A lista abaixo inclui versões sem glúten e as não refinadas, que podem fazer parte de uma alimentação bem balanceada.

Então, veja agora qual a farinha mais saudável de acordo com as propriedades de cada uma.

1. Farinha de aveia é rica em fibras e ajuda a digestão

A farinha de aveia é uma excelente fonte de nutrientes para o organismo. Por ser rico em fibras e proteínas, o alimento auxilia na digestão e combate ativamente a prisão de ventre. Além disso, previne doenças cardíacas devido à forte presença de ferro, potássio e vitamina B12 em sua composição.

Por conter ação antioxidante, é um ingrediente incrível para imunidade e pode ser usado no preparo de panquecas, crepiocas, bolos e pães integrais. É uma boa opção para quem quer controlar o açúcar e o colesterol no sangue, inclusive, mas deve ser evitada por celíacos, ok?

2. Farinha de coco protege coração e melhora a imunidade

A farinha de coco é uma alternativa à farinha branca e apresenta gorduras saudáveis que equilibram o colesterol e protegem o coração. O benefício principal é que o alimento é fonte de ácido láurico, substância antibacteriana que age no intestino e ajuda a prevenir infecções no corpo.

Diferentemente da aveia, a farinha de coco pode ser usada em programas nutricionais para diabéticos e celíacos, pois controla a glicemia do sangue e é livre de glúten. O ingrediente também ajuda na digestão e pode ser aliada na alimentação do dia-a-dia por ser uma farinha integral.

3. Farinha de trigo integral substitui farinha branca e previne picos de insulina

A farinha de trigo integral é uma farinha saudável, sim. O alimento não passa por um processo de refinamento completo como a versão tradicional, o que faz com que ele concentre maiores quantidades de fibras e proteínas. Isso ajuda a regularizar o intestino, além de manter a saciedade por mais tempo.

O ingrediente é digerido mais lentamente e, por isso, não provoca picos de insulina no sangue. Assim, é considerado uma alternativa para o uso da farinha branca em preparos doces e salgados. É também uma farinha fonte de cálcio, ferro, vitaminas K e B6.

4. Farinha de chia oferece saúde para músculos, ossos e intestino

Na lista de farinhas integrais, a farinha de chia tem bastante destaque. Rico em ômega 3 e cálcio, o alimento é conhecido por fortalecer os ossos e músculos e controlar o colesterol do sangue devido à concentração do polissacarídeo e do micronutriente no organismo.

Mais do que isso, a farinha contém proteínas importantes para o corpo que ajudam a construir massa magra no corpo e promovem a recuperação muscular. E tem mais: o ingrediente é composto principalmente de fibras e auxilia e muito no funcionamento do intestino. Só coisa boa, né?

5. Farinha de quinoa estimula bom humor e acelera metabolismo

A farinha de quinoa também é famosa como farinha saudável. O ingrediente combina triptofano e vitamina B3, duas substâncias que, quando juntas, estimulam a produção de serotonina e promovem o bom humor. Sem contar que a farinha acelera o metabolismo e auxilia na redução do colesterol ruim, pois é rica em ômega 3 e 6.

Além disso, o alimento concentra lisina, isoleucina e treonina, exemplos de proteínas que auxiliam no desenvolvimento da massa muscular. Ainda é fonte de fibras, que garantem saciedade prolongada, e apresenta baixo índice glicêmico.

Fonte: Conquiste sua Vida
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica