Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - 7 exercícios que não podem faltar na rotina após os 60 anos 21/10/2020
7 exercícios que não podem faltar na rotina após os 60 anos

Qualidade de vida é um assunto que merece atenção e cuidados especiais, principalmente quando se trata da terceira idade.

É de extrema importância a prática de atividade física nessa fase, para que haja um envelhecimento saudável e confortável, amenizando os efeitos mais severos de problemas que podem surgir com o tempo.

Pensando nisso, nós separamos 7 exercícios para idosos que podem ser feitos em praticamente qualquer lugar e ajudam a prevenir contra doenças de todos os tipos.

De acordo com o educador físico Marcus Prado, a pessoa que já passou dos 60 anos e que tem o hábito de se exercitar, apresenta como benefícios a melhora do bem-estar geral, o favorecimento da condição da saúde mental e, o mais importante, a preservação da independência.

Exercícios para idosos que garantem uma maior qualidade de vida:

Bíceps com halteres

O ideal é sentar em uma bola de ginástica ou em uma cadeira sem braços, segurar um halter em cada mão e levantar os pesos lentamente em direção aos ombros. Uma dica é manter sempre os braços e cotovelos perto do corpo.

Exercícios respiratórios

Sente ou deite e modo que fique confortável e feche os olhos colocando a mão sobre a barriga. Concentrando na respiração, inspire pelo nariz enchendo o abdome de ar e não o tórax (peito). Retenha o ar pelo tempo que conseguir e depois lentamente expire-o pela boca.

Exercícios para o equilíbrio e coordenação

Dança, circuito de obstáculos e até mesmo andar sobre uma corda reta colocando um pé a frente do outro, podem ser ótimas formas de movimentar o corpo de maneira simples e rápida. Marcos lembra que esse tipo de atividade pode ser um grande aliado para evitar acidentes domésticos. “O trabalho de agilidade e reflexo ajuda na redução do índice de quedas e ainda trabalha de forma eficiente na atenção do indivíduo, melhorando a cognição do idoso”.

Degraus

Subir em um step ou até mesmo em um degrau de escada repetidamente, alternando as duas pernas com cuidado e vagarosamente, pode ser uma ótima maneira de fortalecer os músculos da região e evitar possíveis futuras quedas.

Alongamento de perna

Deite de barriga para cima e dobre uma das pernas, prendendo-a com a mão na altura do joelho com cuidado. Mantenha a posição por 30 segundos e depois repita o mesmo procedimento com a outra perna durante o mesmo tempo. “O alongamento ajuda no controle postural e redução das tensões musculares e trazem conforto e bem-estar para o idoso”, explica o educador físico.

Círculo com os braços

Deitado de costas paras o chão com o corpo totalmente estendido e os braços ao lado do corpo. Coloque os braços acima da cabeça inspirando até que eles encostem no chão. Feito isto, faça o movimento de círculo com os braços abertos como a asa de uma borboleta enquanto solta o ar até voltar a posição inicial.

Agachamento

Sentar e levantar da cadeira utilizando apenas a força da perna ou fazer o agachamento ao ar livre – com os pés ligeiramente afastados e empurrando o quadril para trás – pode contribuir para o ganho de força física na região. Se forem feitos regularmente, podem ajudar até mesmo no aumento da disposição para outras atividades.

De acordo com Marcos, a musculação é um dos exercícios mais recomendados para esta faixa etária. “O idoso previne o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose descorrentes da dismineralização óssea ocorrida pela inatividade física.

Ela ainda ajuda na manutenção da massa muscular que, com a idade, vai sendo reduzida, causando diminuição da força. Com isso, as articulações ficam mais instáveis, aumentando o risco de lesões por instabilidades ou quedas, o que favorece a má postura por conta do enfraquecimento dos músculos posturais”.

E aí, por qual desses exercícios para idosos você começará sua série? Movimentar-se faz bem para o corpo e a mente em qualquer fase da vida. Essas atividades, se adaptadas corretamente, garantem todos os benefícios sem riscos à saúde.

Fonte: Alto Astral
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica