Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Camomila: benefícios além do chá 10/03/2020
Camomila: benefícios além do chá

A camomila é muito utilizada como planta medicinal em todo o mundo. Atualmente, pesquisadores estão pesquisando sua eficácia no gerenciamento de doenças, incluindo câncer e diabetes, com avanços principalmente no que se refere à infusão.

O chá de camomila pode ser um complemento a outros tratamentos, desde que não substitua tratamentos médicos convencionais.

Como propriedade mais conhecida dessa planta, se destaca a ação calmante, excelente para pessoas que sofrem com ansiedade e azia. Saiba mais sobre a erva e aprenda outras formas de aproveitá-la.

Como surgiu?

Camomila romana, de nome científico é Anthemis nobilis L. Chamaemelum nobile é uma planta cujo nome em grego é chamaimelon, que significa “maçã da terra”, o que descreve bem seu aroma terroso, embora doce e levemente ácido.
É uma das mais antigas ervas inglesas conhecidas, sendo cultivada inclusive no palácio de Buckingham.

Ao longo de sua história, foi passado de geração em geração o conceito de que a camomila é o médico do reino vegetal, pois cura outros arbustos plantados à sua volta. Além disso, foi popularizado seu uso em xampus, especialmente para clarear e condicionar cabelos louros.

Propriedades

A planta apresenta diversas propriedades benéficas para a saúde e o bem-estar, como efeito analgésico, anticonvulsivo, antidepressivo, anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante, digestivo e diurético.

Veja a tabela nutricional referente a 100 g de camomila seca:

Calorias: 1 kcal
Carboidratos: 0,2 g
Cálcio: 2 mg
Magnésio: 1 mg
Potássio: 9 mg
Sódio: 1 mg
Tiamina (Vitamina B1): 0,01 mg
Riboflavina (Vitamina B2): 0,004 mg
Ácido fólico (Vitamina B9): 1 dfe
Vitamina A: 20 UI

Para que serve camomila

O chá de camomila é considerado seguro e tem sido usado em muitas culturas como auxiliar no tratamento de doenças do estômago e como um sedativo suave.

Veja outros benefícios da camomila:

Para a mente

Tem efeito relaxante, auxiliando o tratamento de ansiedade, tensão, irritação e apatia.Também é benéfica para pessoas que sofrem com insônia.

Combate dores

Sua ação analgésica alivia dores musculares, especialmente quando associadas a condições nervosas, principalmente na parte inferior das costas. Também é útil em casos de dor de cabeça, nevralgia, dores de dente e infecção de ouvido, bem como para amenizar cólicas e irritação relacionada à tensão pré-menstrual (TPM).

Para o sistema digestivo

O chá de camomila também é capaz de aliviar sintomas de doenças gastrointestinais, como gastrite, cólica e úlceras, podendo ser útil também em casos de síndrome do intestino irritável. Pessoas que apresentam icterícia ou outros acometimentos ligados ao fígado.

Para a imunidade

A planta estimula a produção de leucócitos, que são células que ajudam a combater micro-organismos patogênicos e proteger o sistema de defesa.

Para a pele

Como compressa ou óleo caseiro, a planta pode aliviar queimaduras, bolhas, acne e furúnculos. Ela também é ótima para quem tem pele seca e coceira, já que suaviza e hidrata os tecidos.

Contraindicações

É uma erva que estimula o fluxo sanguíneo na área pélvica e, portanto, deve ser evitada nos primeiros três meses de gravidez. Além disso, pessoas que usam medicamentos anticoagulantes devem evitar o chá de camomila, já que ele pode reduzir a eficácia dos compostos.

No geral, a planta é segura, porém seu excesso pode causar sonolência e vômito, além de reações adversas em pessoas alérgicas a plantas relacionadas à família da margarida, como ambrósia e crisântemos. Ainda em caso de hipersensibilidade, cremes para a pele com camomila podem causar eczema e irritar os olhos.

Como fazer chá de camomila

Misture de duas a três colheres de chá de flores secas de camomila com 250 ml de água fervente e deixe apurar por cinco minutos. Beba quente ou frio.

Outras formas de usar camomila

Óleo para os cabelos

Misture 30 ml de óleo vegetal de abacate com 15 gotas de óleo essencial de camomila romana em uma tigela e passe no cabelo. Deixe agir por cinco minutos e enxague bem.
Tratamento facial

Misture uma colher de sopa de argila branca com quatro colheres de sopa de água mineral até obter um creme homogêneo. Então, acrescente uma gota de óleo essencial da erva calmante. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos ou até a argila secar.
Limpe os resíduos passando uma toalha umedecida no rosto com água fria.
Em seguida, aplique uma colher de café de gel de aloe vera com uma gota de óleo essencial de camomila e deixe secar.

Tratamento corporal

Misture quatro colheres de sopa de óleo vegetal de semente de uva com oito gotas de óleo essencial de camomila romana e passe no corpo.

Para sinusite

Faça inalação com 100 ml de água destilada e ou soro fisiológico e três gotas de óleo essencial de camomila.

Banho para cansaço e estresse mental

Em uma banheira com 100 litros, adicione 15 gotas de óleo essencial de camomila.

Fonte: Ativo Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica