Documento sem título
 
Veja também
 
12/11/2019
Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
12/11/2019
Como diminuir a sobrecarga no joelho durante a corrida?
12/11/2019
Alimentação funcional: você sabe o que é?
05/11/2019
Pele do pescoço é a primeira a ficar flácida ao envelhecer
05/11/2019
Comer um abacate por dia reduz o colesterol
 
 
Notícia - Osteoporose não tem sintomas? Veja mitos e verdades 22/10/2019
Osteoporose não tem sintomas? Veja mitos e verdades

A osteoporose é uma doença que causa mais de 8.9 milhões de fraturas anualmente em todo o mundo, resultando em uma fratura osteoporótica a cada 3 segundos. Particularmente as fraturas de quadril, estão associadas a dor, perda de independência e diminuição da qualidade de vida.

No Brasil, estima-se que apenas 1 em cada 3 pacientes com fratura de quadril seja diagnosticado como portador de osteoporose e, destes, apenas 1 em cada 5 recebe algum tipo de tratamento. Os dados são impactantes, e cerca de 30% dos pacientes que sofrem de fratura de quadril morrem dentro de 1 ano.

O que é a osteoporose?

A prevalência de osteoporose primária aumenta com a idade e difere por etnias. Naturalmente, nosso corpo a partir dos 40 anos apresenta uma maior taxa de reabsorção óssea, ou seja, ocorre um desequilíbrio entre a atividade de formação e reabsorção óssea, levando a perda de massa óssea, até então natural e gradativa.

Ainda em mulheres, o estrogênio desempenha papel antirreabsortivo importante no metabolismo ósseo. Assim com o menopausa há um declínio da concentração desse hormônio. Estima-se que acometa cerca de 200 milhões de mulheres no mundo.

5 mitos e verdades sobre a osteoporose

Osteoporose é uma doença silenciosa

VERDADE A Osteoporose é uma doença caracterizada pela redução no conteúdo mineral e desarranjo na microarquitetura do tecido ósseo. Ela é silenciosa, indolor e praticamente não apresenta sintomas. O problema é acompanhado do risco de fraturas, tornando-se uma doença preocupante.

Osteopenia é igual osteoporose

MITO Quando a perda de massa óssea se acelera e leva o osso a ficar poroso, chega ao estágio intermediário de osteopenia. Se a perda de massa óssea se mantiver acelerada, ocorrerá uma fragilidade no osso com consequente aumento de risco de fraturas tornando-se então uma doença denominada Osteoporose.

Homens não tem Osteoporose

MITO A doença também acomete o sexo masculino. Infelizmente, costuma ser sub-diagnosticada. Um terço das fraturas de colo de fêmur acontece em homens. A osteoporose masculina frequentemente tem causas secundárias: medicamentos, fumo, álcool e a redução dos níveis sanguíneos de testosterona.

Tabagismo é fator de risco para osteoporose

VERDADE Tabagismo, assim como, baixo índice de massa magra, ingesta abusiva de bebidas alcoólicas, inatividade física, baixa ingestão dietética de cálcio e mulheres em período menopausal.

A prevenção é feita ao longo da vida

VERDADE É importante manter uma dieta rica em cálcio, saudável e equilibrada, praticar atividades físicas regulares, controle de alterações hormonais e se expor moderadamente ao sol, para obter a forma ativa da vitamina D suficiente para manter os ossos saudáveis.

Como evitar a fratura osteoporótica?

Através do tratamento adequado da osteoporose e um programa de prevenção de quedas. O tratamento da osteoporose é multidisciplinar e une a interação medicamentosa, aspectos nutricionais e exercícios físicos sob supervisão de profissionais habilitados.

Dicas simples

- Realize 120 a 300 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderada.

- Associe atividades de equilíbrio e fortalecimento muscular semanalmente para reduzir o risco de fraturas de quadril.

- Realize exercícios específicos para evitar quedas em adultos com 65 anos ou mais, com risco ou histórico de quedas. Busque um profissional de saúde para supervisão adequada.

Fonte: Viva Bem
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica