Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Raiz forte emagrece? Conheça todos os benefícios 16/10/2019
Raiz forte emagrece? Conheça todos os benefícios

Muito conhecida na culinária japonesa, onde é utilizada como ingrediente principal no preparo de vários pratos orientais tradicionais, a raiz forte não possui funções apenas condimentares, já que é bastante nutritiva e, portanto, pode trazer uma grande variedade de benefícios à saúde, entre eles, o emagrecimento.

Também chamada de Wasabi, a planta medicinal pertence à família das Brassicaceae e possui um sabor ardente e forte, que dá um toque especial às receitas. No entanto, uma curiosidade interessante é que, as suas raízes, quando estão intactas, não possuem gosto picante. Essa característica só aparece no paladar depois que são manipuladas (raspadas ou cortadas).

Você pode encontrar a raiz forte também com outros nomes, entre eles, raiz picante, rábano de cavalo, rábano bastardo, rábano picante, rábano silvestre, rábano rústico, rábano silvestre maior, rabão rústico, rabão silvestre, rabiça brava, saramago maior ou rabo de cavalo.

Para além de seu sabor e usos na cozinha, o vegetal também pode tratar e prevenir diversos tipos de doenças, isso porque ele é rico em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios da raiz forte para a saúde e boa forma? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o vegetal japonês não pode mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 - Trata a sinusite

Muitas mulheres sofrem com os terríveis sintomas da sinusite, uma doença causada pelo acúmulo de muco nos seios nasais. Esse muco oferece um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, onde o quadro clínico é formado.

Neste caso, a raiz forte pode ajudar bastante, já que é usada para tratar resfriados e gripes, onde acontece o processo de congestão nasal. Além disso, o vegetal vai eliminar o muco que está obstruindo as vias respiratórias.

2 - Fortalece o sistema imunológico

Com excelentes quantidades de vitamina C em sua composição, um nutriente com poderosa ação antioxidante, a raiz forte é utilizada para combater inflamações e infecções virais, removendo os radicais livres, que são os principais causadores de diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer.

3 - Melhora a saúde bucal

Se você quer ter uma boca e dentes mais saudáveis e bonitos pode usar a raiz forte para melhorar a saúde bucal. Considerada um remédio natural, você pode tratar dores de dente, fortalecer as gengivas e combater o mau hálito. Além disso, o vegetal japonês alivia a gengivite e trata parodontose (quando a inflamação chega ao tecido ósseo que sustenta a raiz dos dentes).

4 - Combate problemas urinários

Rica em diversas propriedades diuréticas e antibióticas, a raiz forte pode estimular a produção de urina. Há enzimas no vegetal japonês que evitam que bactérias se alojem na bexiga. Outro benefício importante do seu consumo é a eliminação de pedras nos rins.

5 - Ajuda na perda de peso

Assim como outros alimentos picantes, a raiz forte também possui excelente ação termogênica. Sendo assim, ao consumi-la, você pode acelerar o metabolismo, o que é ideal para a queima de gordura e, portanto, para o processo de emagrecimento.

No entanto, não custa nada lembrar que o vegetal não é nenhum alimento “milagroso”. Para potencializar os resultados na balança, é preciso aliar o seu consumo à prática regular de exercícios físicos e a uma alimentação saudável e balanceada.

6 - Evita dores musculares

Por ser um alimento ideal para estimular a circulação sanguínea, a raiz forte também pode aliviar dores musculares e nas articulações, sejam estas causadas por algum tipo de inflamação ou esforço intenso e excesso de exercícios físicos, o que é muito comum no caso de atletas e praticantes de atividades físicas.

Sendo assim, pacientes que sofrem com a gota ou artrite também podem se beneficiar dos efeitos da planta no alívio dos sintomas das doenças.

7 - Trata a estomatite

Se você sofre com as incômodas dores causadas pela estomatite, pode utilizar a raiz forte para aliviá-las. Isso porque os fitoquímicos presentes na composição da planta podem estimular as glândulas salivares, gástricas e intestinais a produzir mais enzimas digestivas para ajudar na digestão.

Para isso, basta fazer gargarejos com a planta, juntando 3 colheres (sopa) desta com meio corpo dágua.

8 - Combate o câncer

Quando aliada ao tratamento quimioterápico, a raiz forte também pode ser bastante útil no tratamento do câncer. Isso porque, de acordo com alguns estudos, alguns compostos presentes no vegetal, chamados de glucosinolatos, são capazes de diminuir alguns tipos de câncer, entre eles o de cólon e reto, bloqueando o crescimento de tumores e prevenindo a formação de novos.

9 - Cura feridas

Outro benefício interessante da raiz forte é o seu poder de curar feridas. Isso é possível graças às suas propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, inclusive em torno dos machucados, acelerando a cicatrização dos mesmos.

10 - Faz bem para a pele

A raiz forte também pode ser uma grande aliada das vaidosas de plantão nos tratamentos de beleza. Devido às boas quantidades de vitamina C presentes em sua composição, que possui forte ação antioxidante, é possível cuidar da beleza e saúde da pele, combatendo rugas, linhas de expressão, manchas, entre outros sinais decorrentes do avanço da idade, além de tratar a caspa e sardas.

Fonte: Tudo Ela
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica