Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Degeneração macular: saiba como proteger sua visão 16/10/2019
Degeneração macular: saiba como proteger sua visão

Chamada pelos especialistas de “degeneração macular relacionada à idade ” (DMRI), porque geralmente surge depois dos 60 anos, essa doença destrói a mácula (o centro da retina) e é uma das principais causas de cegueira no mundo.

A visão diminui de forma tão gradativa que de início você pode não perceber nada. A maioria das pessoas tem essa forma “seca” de DMRI. Mas 1 em cada 10 desenvolve DMRI “úmida”, na qual há um “vazamento” dos vasos sanguíneos na mácula e a consequente deterioração rápida da visão.


Causas

Os especialistas ainda não sabem o que desencadeia a lesão. Mas ser fumante e ter mais de 60 anos de idade aumentam o risco.

Sintomas

O principal sintoma da degeneração macular é a visão distorcida em um ou ambos os olhos; linhas retas podem parecer ondas. Com o tempo, a visão central piora e se torna difícil ver objetos a grande distância, ler ou fazer trabalhos a pequena distância, ou até distinguir rostos e cores.

Como prevenir

Consultar um oftalmologista ao perceber alguma alteração na visão é fundamental. Além disso, siga estas 7 recomendações para reduzir o risco da degeneração macular:

1. Não acenda o cigarro

Quanto mais você fumar, maior será o risco. Na verdade, os cientistas da Universidade de Wisconsin rastrearam a saúde de quase 5 mil mulheres e homens durante 15 anos e descobriram que fumar aumentava o risco de DMRI em 47%. O tabagismo “rouba” dos olhos os antioxidantes que protegem contra a lesão celular, reduz o fluxo sanguíneo para os olhos e pode até afetar os pigmentos na retina, que não apenas determinam a cor do olho como também atuam como filtro solar natural.

2. Coma legumes e verduras bons para a visão

Espinafre, couve e alface romana são ricos em luteína e zeaxantina, nutrientes que protegem os olhos. Esses compostos se concentram na mácula dos olhos e filtram a luz do sol azul, antes que ela prejudique as células sensíveis à luz que ficam no fundo da retina. Eles também neutralizam os radicais livres produzidos quando a luz atinge o olho. Outras fontes ricas desses nutrientes incluem nabo, brócolis, abobrinha, milho, ervilhas e couve-de-bruxelas – assim como ovos. Hoje, os especialistas dizem que não há provas de que os suplementos de antioxidantes ajudem a prevenir a DMRI, apesar de diminuírem sua progressão se ela já existir.

3. Coma mais carboidratos complexos

Você adora comer pão branco, arroz branco, batata, bolos, doces e biscoitos e beber sucos de frutas industrializados? Cuidado: pesquisadores da Tufts University verificaram a alimentação de 526 pessoas com degeneração macular e descobriram que aquelas que comiam a maioria dos alimentos que fazem a glicemia subir tinham 2,7 vezes mais probabilidade de desenvolver DMRI do que as que comiam poucas quantidades desses alimentos. Prefira frutas e legumes, feijões, pão e cereal integrais, e beba água ou chá sem açúcar. Especialistas acreditam que um nível menor de glicose do sangue ajude a manter um fluxo saudável de sangue e oxigênio para os olhos.

4. Opte pelo salmão

Em um estudo da Escola de Medicina de Harvard, comer duas ou mais refeições à base de peixe por semana diminuiu em 60% o risco de DMRI. Os pesquisadores acham que os ácidos graxos ômega-3 contidos nos peixes gordurosos promovem o bom fluxo sanguíneo para os olhos e aliviam a inflamação, fator de risco cada vez mais importante na DMRI. O achado: peixes ajudaram apenas as pessoas que também limitaram a ingestão alimentar de ácidos graxos ômega-6. Esses ácidos são encontrados nos óleos de milho e girassol, bem como nos alimentos fritos e nas margarinas feitas com esses óleos.

Outros alimentos que se deve evitar: queijos, sorvete, hambúrgueres e qualquer alimento rico em gordura saturada.

5. Faça das nozes e castanhas seus petiscos favoritos

O mesmo estudo de Harvard descobriu que pessoas com DMRI que comiam mais de uma porção de frutos oleaginosos, como nozes e castanhas, por semana, diminuíram o risco de progressão da doença em 40%. (Uma porção corresponde a cerca de 22 amêndoas, 16 castanhas ou 6 nozes.)

Os cientistas especulam que isso se deve ao resveratrol, antioxidante encontrado em frutos oleaginosos e em outros alimentos que podem proteger contra a lesão celular, aliviar a inflamação e promover o fluxo sanguíneo saudável.

6. Pratique exercícios físicos

Pessoas com sobrepeso e DMRI pioram duas vezes mais rápido do que aquelas com peso normal. Pesquisas demonstram que o exercício físico é benéfico também para os olhos. Em um estudo, pessoas no estágio inicial da DMRI que faziam pelo menos meia hora de exercício vigoroso três vezes por semana diminuíram em 25% o risco de desenvolver DMRI avançada.

7. Evite o fumo passivo

Não fumantes que conviveram com fumantes aumentaram o risco de DMRI em 87%, verificou um estudo britânico. Não espere que seu companheiro abandone o vício para você purificar o ambiente e preservar a visão: peça-lhe que fume do lado de fora da casa a fim de proteger sua saúde.

Fonte: Seleções
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica