Documento sem título
 
Veja também
 
12/11/2019
Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
12/11/2019
Como diminuir a sobrecarga no joelho durante a corrida?
12/11/2019
Alimentação funcional: você sabe o que é?
05/11/2019
Pele do pescoço é a primeira a ficar flácida ao envelhecer
05/11/2019
Comer um abacate por dia reduz o colesterol
 
 
Notícia - A exaustão mental também afeta as crianças 17/09/2019
A exaustão mental também afeta as crianças

Ao estimular as habilidades do seu filho, evite gerar uma exaustão desnecessária. Muitos pais acreditam que quanto mais entretido e ocupado seu filho estiver, melhor será seu rendimento e aproveitamento do tempo. Porém, pesquisas têm mostrado que isso pode ser contraproducente.

O que é a exaustão mental

Exaustão é a maneira de o corpo dizer “chega!” quando o cérebro fica sobrecarregado. O efeito imediato é a queda do rendimento intelectual. E isso tanto em termos quantitativos (como o montante de trabalho realizado ou de conhecimento adquirido) quanto em termos qualitativos (como disciplina e precisão na atividade intelectual).

Além disso, pode haver diversas consequências psicológicas, como perda de atenção ou concentração, redução da capacidade de discernimento, confusão na hora de exprimir ideias e dificuldade para fazer associações mentais. Quando a criança exausta é obrigada a fazer mais esforço, pode apresentar sintomas de descontentamento ou aversão à atividade. Em casos de extrema exaustão, podem aparecer sintomas de ansiedade que possivelmente marcariam o início de algum tipo de neurose.

Como a exaustão mental surge

Estudos já mostraram que, quando os alunos são obrigados a fazer grande esforço intelectual, isso pode afetar a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco, bem como provocar dor de cabeça e insônia.

A exaustão não surge apenas depois do esforço prolongado. Ela também surge quando há desinteresse pelo assunto. Ou, ainda, se as atividades são realizadas em momentos que não se ajustam ao ritmo biológico normal da pessoa ou se a atividade apresenta grau elevado de dificuldade. Por isso, antes de atingir esse estágio é essencial mudar a tarefa. Ou lhe proporcionar um período de descanso.

Por isso, estimular o interesse dos filhos por determinado assunto, como uma matéria da escola, é um bom caminho para ajudá-los a despertar o interesse e, consequentemente, evitar a exaustão. Além disso, é importante observar o comportamento deles. Se você achar notar que eles estão com uma exaustão excessiva, reduza as atividades extra-curriculares, como aulas de inglês, dança e esportes.

Fonte: Seleções
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica