Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Evite exposição exagerada à luz azul 30/07/2019
Evite exposição exagerada à luz azul

A luz emitida por smartphones, computadores, tablets e outros dispositivos móveis pode prejudicar a saúde dos olhos. Ela está presente na iluminação fria também.

“As crianças são as mais vulneráveis, porque como seus olhos estão ainda em desenvolvimento, elas não têm pigmentos que ajudam a filtrar uma parte dessa luz. Mas isso não quer dizer que os adultos não estão correndo risco.

O ideal, em todos os casos, seria limitar a exposição diária a essa emissão luminosa, principalmente antes de ir para a cama”, afirma o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo (SP)

Sono complicado

Estudos mostram que a exposição à luz azul violeta por algumas horas antes de dormir acaba suprimindo a melatonina, que é um dos hormônios do sono, e dificulta alcançar o estágio do sono profundo e reparador. E não é só.

De acordo com o oftalmologista, o primeiro problema para quem passa muitas horas por dia diante desses equipamentos é uma redução significativa na produção de lágrimas. Com o tempo, a visão fica borrada, com pouca definição, resultado da pouca lubrificação ocular. Além disso, dor de cabeça e enxaqueca podem se tornar mais frequentes.

Catarata e DMRI

O problema pode se tornar crônico se não for tratado. “No longo prazo, a exposição à luz azul violeta pode resultar em risco aumentado para DMRI (degeneração macular relacionada à idade) e catarata. Isso porque no centro da retina está a mácula, um tecido sensível à luz bem no fundo do olho. As células que compõem a mácula não têm capacidade de regeneração.

Sendo assim, passar tanto tempo exposto a ambientes com luz artificial em espiral e equipamentos que emitem luz azul violeta acelera os danos a essas células, levando à perda gradual da visão”, explica o médico.

Quais são as soluções?

Aparelhos mais modernos têm o recurso night shift, que ajusta a cor da tela dos aparelhos. Ele foi implantado justamente depois que um estudo demonstrou o quanto o uso de smartphones e tablets pode causar problemas de insônia. Mas há outro recurso: algumas lentes já contam com tecnologia para filtrar a luz azul violeta. Além de melhorar o contraste, ajudam a relaxar os olhos e impedem que o sono seja prejudicado.

Outra medida simples é piscar mais vezes durante o dia. Desviar os olhos da tela a cada 20 minutos e focar num objeto que esteja longe por pelo menos 20 segundos é outra dica. “Esse exercício é ótimo para descansar os olhos”, diz o especialista.

Fonte: Revista Pense Leve
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica