Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - O que a aveia brinda à sua dieta? 5 benefícios 23/07/2019
O que a aveia brinda à sua dieta? 5 benefícios

Cada dia o consumo diário deste cereal é mais frequente na dieta da maioria das pessoas. E não é para menos, porque quando você conhece os benefícios que a aveia brinda à saúde, não pode deixar de incluí-la em diversos pratos. Especialmente no café da manhã, lanches e, inclusive, como petisco para beliscar entre as refeições.

Por que a aveia é tão saudável?

A aveia é um alimento versátil e muito saudável. É ideal para usar como ingrediente básico ou como complemento em qualquer tipo de receita. Isso nos permite aproveitar os benefícios de suas propriedades nutricionais e dar um toque diferente aos nossos quitutes.

A aveia se caracteriza por ser rica em fibra e carboidratos complexos, os quais melhoram a absorção de glicose e possuem um efeito saciante, entre outros benefícios.

A sua base está composta por hidratos de carbono complexos. Estas substâncias fornecem energia progressivamente e durante mais tempo que os de composição simples.

Além disso, é rica em proteínas e as gorduras que ela contém são, em grande parte, insaturadas, quer dizer, são gorduras saudáveis.

Fornece um alto conteúdo de fibra (9 g/100 g). As fibras e o resto dos nutrientes que a compõem, podem ajudar a prevenir alterações como a prisão de ventre, a diabetes ou o sobrepeso. Aliás, ajudam também a reduzir o colesterol no sangue.

5 benefícios que a aveia brinda à saúde

1. Ajuda a reduzir o colesterol

Devido às características físico-químicas do beta-glucano, acredita-se que a aveia poderia contribuir para diminuir as cifras de colesterol sanguíneo, assim como também, controlar a glicose plasmática pós-prandial e a resposta insulínica.

Numerosos estudos sugerem o consumo regular de 3 g/dia de beta-glucano, como parte de uma dieta com um baixo conteúdo de gordura saturada e de colesterol. Isso contribuiria a diminuir o risco de doenças coronárias. Esse dado é confirmado por diversas agências reguladoras como a Agencia Europea de Seguridad Alimentaria.

2. A aveia fornece antioxidantes

A aveia possui entre seus componentes polifenóis que são praticamente exclusivos deste cereal. Estas substâncias são conhecidas como avenantramidas. Estes antioxidantes ajudam a combater a oxidação celular e, além disso, se encarregam de regular a pressão arterial. Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos e ademais, possuem um efeito anti-inflamatório.

3. Ajuda o sistema nervoso e os ossos

Graças ao fornecimento de vitaminas e de minerais como o cálcio, o consumo de aveia se relaciona com uma menor incidência de osteoporose.

Aliás, as vitaminas do complexo B que a aveia fornece, desenvolvem, mantêm e equilibram o funcionamento do sistema nervoso. Em relação aos ossos, conta com uma grande quantidade de cálcio que ajuda a evitar a desmineralização e, portanto, previne a osteoporose.

4. A aveia e a prevenção de doenças

O consumo regular de aveia previne o hipotireoidismo já que contém iodo, mineral que permite o correto funcionamento da glândula tireoide.

Além disso, as propriedades expectorantes e mucolíticas da aveia, melhoram os problemas da tosse e da bronquite.

Inclusive, alguns estudos demonstram que introduzir aveia na alimentação das crianças desde cedo, pode reduzir o risco de asma.

5. Dentre os benefícios que a aveia brinda, ela regula os níveis de açúcar

Os beta-glucanos, ao ser solúveis em água, formam um gel durante a digestão que desacelera o esvaziamento do estômago e a passagem do açúcar ao sangue. Portanto, a aveia ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhora a resposta da insulina. A aveia se considera especialmente útil no caso da diabetes do tipo 2.

As melhores alternativas para consumir aveia

Seja em preparações doces ou salgadas, a aveia é um excelente ingrediente que poderemos acrescentar em uma grande variedade de receitas.

A aveia é um cereal muito versátil que podemos usar não somente em preparações doces, mas também em pratos salgados. Por exemplo, para empanar hambúrgueres ou para formar uma casquinha crocante em uma carne.

Fonte: Melhor com Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica