Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Dicas para Aumentar a Imunidade 04/06/2019
Dicas para Aumentar a Imunidade

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas.

O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica.

Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Como reforçar sua imunidade?

- Alimentar-se bem. A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.

- Praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana de 30 a 40 minutos.

- Manter as mãos sempre limpas.

- Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.

- Evitar colocar a mão na boca.

- Manter os ambientes sempre limpos e arejados.

Alimentos para Imunidade

Sua imunidade anda baixa? Ou, independente da resposta, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos verdadeiros são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

De acordo com nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo sugerido é de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

- Alho e Cebola. Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.

- Tomate. Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

- Cenoura e Brócolis. Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

- Laranja, manga, morango e pimentão. Ricos em vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.

- Castanha do Pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes. Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.

- Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais. Como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.

- Ômega 3 (azeite e salmão). Auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

- Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto. Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas para Imunidade

- Água. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.

- Suco verde. Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).

- Suco de frutas. Nutritivos e cheios de vitaminas.

- Chá de gengibre. Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo. Saiba mais sobre o gengibre.

- Chá verde. Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.

- Chá de Anis. O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.

Suplementos para Melhorar a Imunidade

Própolis

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas usando a própria cera e resinas de diferentes plantas, e é utilizada para auxiliar na defesa da colmeia contra bactérias, vírus e fungos.

Esta substância possui inúmeros benefícios à saúde, possuindo propriedades antissépticas e podendo ser usado no tratamento de feridas, no fortalecimento do sistema imunológico, no tratamento de doenças das vias respiratórias. O ideal é consumir a própolis do tipo verde, 20 gotas diariamente.

Probióticos

Os produtos probióticos contêm bactérias que atuam de forma benéfica no organismo e que normalmente habitam o intestino. Mais de 70% do sistema imunológico é controlado pelo sistema gastrointestinal, onde estas bactérias são fundamentais para melhorar a digestão e também proteger o organismo contra micro-organismos patógenos.

Vitaminas e Minerais

Vitamina C: A vitamina C é um suplemento chave para o sistema imunológico devido à proteção que promove nas células , mantendo-as saudáveis. Ela facilita a absorção de ferro ajudando a prevenir a anemia ferropriva (falta de ferro). Previne resfriados por estimular o sistema imunológico e distúrbios da coagulação sanguínea e lesões hepáticas. O ideal é uma dose de 500 mg ao dia.

Zinco: Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem um papel importante no metabolismo dos macronutrientes. O zinco pode contribuir para a manutenção de pele, cabelo e unhas saudáveis. Durante e depois de exercícios intensos, ela favorece a função imune e a reduzir os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres. O ideal é uma dose de 30 mg por dia.

Vitamina D: A vitamina D tem a habilidade de aumentar a resposta imunitária do nosso corpo. Tem a capacidade de assegurar que todos os nossos órgãos vitais estão a trabalhar de forma eficaz e eficiente, e por isto é altamente eficaz na prevenção de uma simples constipação.

Além dos benefícios ligados ao sistema imunitário, a vitamina D também ajuda na mineralização óssea e é benéfica no funcionamento do nosso sistema circulatório. Pesquisas mostram que níveis saudáveis de vitamina D no organismo podem auxiliar na prevenção de toda e qualquer infecção. Uma dose de 30.000 UI por semana já ajuda a reduzir o risco de gripes e resfriados.

Astragalus

Esta erva chinesa é famosa por suas propriedades de estimular o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de 1000 mg ou mais por dia para estimular as células brancas do sangue, tanto para prevenir quanto para lutar contra infecções. Algumas pesquisas indicam que os resultados começam a aparecer depois de 6 a 8 semanas de uso. Então, não é um suplemento de uso imediato e pontual. Faz mais sentido o uso contínuo como estratégia de fortalecimento da imunidade geral.

Cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, planta cujo pó é geralmente usado como tempero, e também é considerada um super alimento. A planta é rica em antioxidantes e possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Inclusive, alguns estudos sugerem que essas qualidades fazem da cúrcuma uma forte defesa contra gripes, resfriados e congestão nasal. Além de ajudar na imunidade, ativa o metabolismo.

Whey Protein

É uma suplementação repleta de nutrientes, principalmente a proteína. A Whey protein também influencia na produção de anticorpos, em especial das imunoglobulinas. Há estudos desde os anos 80 que demonstram a grande influência das proteínas do soro do leite no sistema imunológico e como esse alimento pode fornecer substrato para as defesas do organismo.

Fonte: Beleza e Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica