Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Alimentos que ajudam a turbinar a memória 04/06/2019
Alimentos que ajudam a turbinar a memória

Na atualidade observa-se que muitas pessoas sofrem com episódios de esquecimentos e perda de memória. Muitas vezes, isso pode ser causado pelo excesso de informações que o cérebro recebe diariamente, sono irregular e uma alimentação com poucos nutrientes.

O cérebro controla absolutamente tudo no nosso organismo e cerca de 20% da glicose que circula no sangue é direcionada a ele.

Os alimentos, por serem fonte de energia, ajudam no funcionamento cerebral, mas vale ressaltar que alimentos que apresentam elevada densidade calórica e poucos nutrientes, como os farináceos e açúcares, não promovem benefícios para a memória.

A presença de W3 na estrutura celular neuronal, que são os ácidos-graxos poli-insaturados da série ômega-3, são de grande importância para o cérebro, pois constituem as membranas dos neurônios e auxiliam diretamente na memorização. Os ácidos-graxos Ômega-3 são encontrados em óleos de peixe, e as pessoas que consomem com regularidade frutos do mar como salmão, atum e linguado apresentam melhor saúde ocular, cardíaca e cerebral.

Além de W3, a adoção de uma alimentação rica em vegetais com elevado poder antioxidante, faz bem para o corpo e para a mente. Pensando nisso, a professora Ana Lucia Hoefel, do curso de Nutrição do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), elencou alguns alimentos capazes de turbinar o cérebro. Confira: 

Cacau: pode ser obtido pelo consumo de chocolate, no mínimo 70% cacau, ou pode ser adicionado em preparações;

Maçã: tem elevada capacidade antioxidante, existe um ditado que diz: uma maça ao dia, mantém o médico longe. Do inglês “one apple a day keeps the doctor away”;

Os berries (uva, mirtilo, açaí): são potentes antioxidantes, ajudam não apenas o cérebro, mas todas as células do corpo;

Nozes e castanhas: contém selênio e auxiliam na perfusão sanguínea no cérebro. Além disso, nozes são boas fontes de melatonina, substâncias que ajudam em vários processos, incluindo a melhoria da qualidade do sono;

Cereais integrais: contêm energia e são fontes de vitaminas minerais e fibras. Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do cérebro;

Abacate: contém gordura monoinsaturada e além de potencializar o funcionamento cerebral, ajudam na redução da pressão arterial.

Ovos orgânicos: são excelente fonte proteica e de vitaminas, especialmente B12, B6, luteína e zeaxantina.

Além de uma alimentação rica em vegetais, frutas e legumes com elevado poder antioxidante, é essencial que a pessoa tenha bons pensamentos, faça meditação sempre que possível e mantenha-se longe do celular o máximo que puder, especialmente ao ir para a cama, pois é durante o sono que sedimentamos as memórias do dia, dormir é essencial para ter boa memória.

Fonte: Revista Vida e Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica