Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Alimentos ultraprocessados engordam mais 21/05/2019
Alimentos ultraprocessados engordam mais

Alimentos ultraprocessados não são tão saudáveis como a maioria pensa. E, mesmo apresentando as mesmas calorias de alimentos minimamente processados, eles contribuem para o aumento de peso. Esta é a conclusão de um estudo Instituto americano de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais NIH.

O estudo, publicado no jornal científico Cell Metabolism, foi um dos primeiros estudos a mostrar como os ultraprocessados impactam no aumento de peso no dia a dia, além de serem pouco saudáveis e nutritivos.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores acompanharam a dieta de 20 voluntários adultos, 10 homens e 10 mulheres. Eles foram separados em dois grupos de dez voluntários: o primeiro grupo fez apenas refeições com alimentos ultraprocessados, e o segundo seguiu uma dieta com apenas alimentos in natura e minimamente processados.

Então, por exemplo, enquanto o primeiro grupo comia um bagel com cream cheese e bacon no café da manhã, o segundo grupo se alimentava com aveia, bananas, castanhas e leite magro. As duas dietas continham as mesmas quantidades de calorias, açúcares, fibras, gorduras e carboidratos, e os voluntários podiam comer a quantidade que quisessem.

No final do estudo, o grupo que se alimentou com comidas ultraprocessadas tinha ingerido, em média, 500 calorias a mais por dia do que o outro grupo. Além disso, os pesquisadores observaram que o primeiro grupo comeu mais rápido que o segundo, e ganhou mais peso com a dieta rica em ultraprocessados.

Em média, os participantes do grupo dos ultraprocessados ganharam cerca de 0,9 kg, enquanto os participantes do outro grupo perdeu cerca de 0,9 kg.

Este é o primeiro estudo observacional sobre o tema que analisou um pequeno grupo de voluntários. Estudos anteriores contaram com grande número de participantes, mas nenhum deles conseguiu definir uma dieta exata para comprovar os efeitos da ingestão de apenas ultraprocessados.

“Este é o primeiro estudo a demonstrar causalidade - que os alimentos ultraprocessados ​​fazem com que as pessoas comam muitas calorias e ganhem peso”, disse o líder do estudo, Doutor Kevin D. Hall.

Ultraprocessados e o ganho de peso

Os ultraprocessados são alimentos produzidos pela indústria alimentícia e contam com aditivos químicos em sua formulação. Geralmente são alimentos que contém uma lista de ingredientes artificiais, como aromatizantes sintéticos, estabilizantes, corantes, óleos vegetais, etc. Exemplos são salgadinhos, refrigerantes, pão de forma, bisnaguinha, embutidos, entre outros.

“Nós precisamos descobrir o que, especificamente, nos ultraprocessados afeta o comportamento alimentar das pessoas e contribui para o aumento de peso”, disse o pesquisador Hall.

Uma pista seria a diferente quantidade de proteína entre ultraprocessados e alimentos in natura ou minimamente processados, que são vegetais, frutas, carnes, legumes, grãos. etc.

“Com o passar do tempo, aumentamos calorias na dieta e isso impactou em um ganho de peso generalizado. Pesquisas como esta são importantes para entender o papel da nutrição na saúde humana e pode também ajudar pessoas a identificarem alimentos que são nutritivos e acessíveis”, afirmou o diretor da NIDDK, Griffin P. Rodgers.

Fonte: HuffPost Brasil
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica