Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Entenda por que comer peixe pode melhorar a sua saúde 09/04/2019
Entenda por que comer peixe pode melhorar a sua saúde

Peixes e moluscos contém nutrientes extremamente benéficos e que podem evitar os problemas de saúde mais complexos.

Nutritivos, com sabor e textura deliciosos, os peixes e mariscos são perfeitos para todos os tipos de refeições.

Cozinham rapidamente e, como são versáteis, é fácil incorporá-los a uma alimentação saudável regular.

Além disso, comer peixe e mariscos pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Veja algumas vantagens:

Peixes de carne branca e proteína magra

Os peixes de carne branca são pobres em gordura e, portanto, em calorias. Isso os torna o alimento ideal para quem quer manter um peso equilibrado. São uma importante fonte de proteínas de alta qualidade, pois fornecem quantidades similares às da carne magra, porém com menos gorduras.

O sabor deliciosamente delicado faz do peixe de carne branca uma boa opção para crianças. Isso porque elas também gostam da textura, já que o peixe de carne branca é macio e fácil de mastigar.

Peixes gordurosos e gordura saudável

Todos os tipos de peixe são saudáveis, porém os peixes gordurosos podem, de fato, melhorar sua saúde. Esses peixes são uma fonte importante de ácidos graxos poli-insaturados como o ômega-3, que pode ajudar a prevenir a obstrução das artérias, minimizando, assim, o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Não é à toa que os japoneses, cujo consumo de peixe é o mais alto do mundo, têm o índice mais baixo de incidência de doenças cardíacas.

O antigo adágio de que peixe é bom para o pensamento também é verdade — o ácido graxo ômega-3 é vital para o desenvolvimento do cérebro e pode ajudar a prevenir hemorragias cerebrais, pela redução do risco de coagulação do sangue. Que tal comer peixe no almoço de hoje?

Crustáceo ou molusco?

Quase sem gordura e ricos em muitos minerais essenciais, como iodo, potássio, ferro e zinco, os mariscos são rápidos de preparar e extremamente versáteis.

Os oceanos estão repletos de criaturas curiosas, as quais chamamos vagamente de mariscos. Há duas categorias principais: “crustáceos”, que possuem concha e pernas, e “moluscos”, com concha, porém sem pernas. Como os peixes, os crustáceos e os moluscos são pobres em gordura, no entanto, são ricos em colesterol.

O colesterol é um componente essencial de nossa estrutura orgânica e um componente normal do sangue, porém altos níveis de colesterol no sangue estão associados a um risco maior de doenças das artérias coronárias. O resultado é que durante anos os mariscos foram considerados indesejáveis para uma alimentação saudável.

Hoje, pesquisas científicas sugerem que é mais importante reduzir o consumo de gordura saturada e aumentar a quantidade de alimentos que contêm fibras solúveis do que evitar alimentos ricos em colesterol.

Para uma pequena porcentagem da população, reduzir a quantidade de colesterol alimentar consumido pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue, porém, para a maioria, o importante é o nível de gorduras saturadas e não a quantidade de colesterol alimentar.

Assim, desde que os mariscos sejam adequadamente preparados e cozidos, podemos incluí-los com segurança no cardápio. Mas é importante comê-los com moderação, porque contêm um nível elevado de sódio. O lado positivo é que os frutos do mar fornecem muitos minerais essenciais e também vitaminas.

Fonte: Seleções
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica