Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Ganhar massa magra não é só questão de estética 12/03/2019
Ganhar massa magra não é só questão de estética

Ter mais massa magra do que gorda é o objetivo de muitos que treinam. Afinal, a massa magra (ou massa muscular) gasta mais calorias para manter sua densidade, o que significa que o metabolismo fica mais acelerado, e também confere um corpo mais definido.

No entanto, a massa magra não é útil apenas para um físico mais atraente e “sequinho”. Ter mais músculos desenvolvidos do que gordura corporal (massa gorda) ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

A massa gorda ainda está associada a doenças crônicas e degenerativas, como diabetes tipo 2, aumento do colesterol e maior pressão arterial.

Um material divulgado pelo Hospital do Coração (HCor) fala desse risco e ressalta que a falta de atividade física só favorece o quadro de doenças, principalmente as do coração.

O relatório também explica que o exercício é capaz de alterar a circulação sanguínea e ativar o fluxo de sangue nas veias e artérias, evitando, assim, o acúmulo de gordura.

Como ganhar massa magra (e mais saúde)

Antes de mais nada, é preciso definir seu peso ideal por meio de uma avaliação física, geralmente feita por um nutricionista, profissional de educação física ou médico do esporte.

Essa avaliação também pode apontar caminhos para atingir seu objetivo: plano de treinamento alimentação e suplementação, se for necessário.

“Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para ganho de massa, pelo tipo de fibra muscular que apresentam”, fala a endocrinologista Juliana Garcia, que endossa a importância do descanso adequado entre os treinos e da qualidade do sono.

“Nesse período (do sono), é estimulada a produção do hormônio de crescimento (GH), contribuindo para aumento da massa muscular e recuperação dos músculos”, explica Garcia.

Feita a avaliação, há diversas formas de se obter ganhos de massa muscular. A musculação é prática com mais aderência, pois é possível elaborar um treino voltado para hipertrofia.

Pilates, treinamento funcional e yoga também são modalidades interessantes para tal objetivo.

A nutrição é outro pilar que não pode ser desprezado se você quer desenvolver massa magra.

“A partir da alimentação, o indivíduo obterá consumo energético para desenvolver as reações celulares que levam ao ganho da musculatura”, explica o nutrólogo Kaue Kranholdt, que aconselha: “Priorizar carboidratos e proteínas ajuda a balancear o regime alimentar e as séries de exercícios”.

Fonte: Ativo
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica