Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Conheça os principais conceitos do pilates 11/12/2018
Conheça os principais conceitos do pilates

Ao sofrer com asma, raquitismo e febre reumática na infância, o enfermeiro alemão Joseph Pilates desenvolveu uma técnica para melhorar sua saúde.

Quando superou seus problemas e melhorou seu condicionamento, passou a trabalhar para disseminar sua invenção, e, logo após, a veria popularizada. Hoje, os principais conceitos do pilates estão espalhados pelo mundo todo.

Por ser um exercício que não exige muita mobilidade e pode ser feito com intensidades variadas, o pilates é indicado para pessoas de todas as idades, inclusive idosos. “Não existe limite de idade, porém, é necessária uma avaliação médica prévia.

Os exercícios podem ser adaptados conforme as restrições de cada pessoa e se destinam a todos os públicos”, ressalta a médica com especialização em geriatria Milene Silva Ferreira. Conheça um pouco mais sobre a prática e sua importância para a saúde a seguir.

Principais conceitos do pilates

Fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, favorecimento da postura são apenas alguns dos benefícios do pilates. Para isso, a técnica trabalha com seis princípios básicos criados por Joseph. Descubra abaixo quais são.

1 - Concentração: Para trabalhar o físico, é preciso estar com a mente afiada. Afinal, é do órgão que vem o controle das ações que o corpo toma. “Por isso, é fundamental prestar atenção aos movimentos executados e observar como os músculos respondem”, explica o educador físico Thiago Martinez.

2 - Respiração: A função é a responsável pela circulação do ar. Por isso, respirar corretamente oxigena o sangue e ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.

3 - Controle: de acordo com Thiago, o domínio muscular do método consiste em não permitir movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Ou seja, nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por se fazer. Cada movimento tem uma função.

4 - Precisão: “A concentração em fazer um movimento preciso em vez de muitos sem vontade é uma condição essencial do pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício”, conta o educador físico.

5 - Centro de força: todas as pessoas têm um grupo de músculos composto por abdômen, lombar, quadris e glúteos, e Pilates chamou esse conjunto de “casa de força”. “Toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades”, afirma o profissional.

Fonte: Sport Life
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica