Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Treino HIIT pode retardar o envelhecimento 23/10/2018
Treino HIIT pode retardar o envelhecimento

HIIT é uma sigla inglesa para "High Intensity Interval Training", ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Isso significa que o treino HIIT é todo aquele treinamento em que a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso que podem ser ativos (ou seja, a pessoa continua se movendo, mas em uma intensidade menor) ou passivos, em que a pessoa pára completamente. O mais comum é que as pausas sejam ativas.

Sreekumaran Nair, médico e pesquisador de diabetes da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota é o autor do estudo e reuniu 72 participantes, sendo 36 homens e 32 mulheres. Eles foram divididos em dois grupos, um deles com participantes de 18 a 30 anos e o outro com participantes de 65 a 80 anos.

Esses grupos foram separados em três programas de exercícios: programa de ciclismo com intervalo de intensidade, treinamento de força com pesos e um programa que combinava treinamento de força com treinamento intervalado.

Os pesquisadores fizeram biópsia dos músculos das coxas dos voluntários e compararam a composição molecular de suas células musculares com amostras de voluntários sedentários. Também foi avaliada a quantidade de massa muscular magra e a sensibilidade à insulina.

No estudo constatou-se que o treino HIIT produziu os maiores benefícios no nível celular. Os participantes com idade entre 18 e 30 anos do grupo de treinamento intervalado apresentaram aumento de 49% na capacidade mitocondrial, e o grupo dos participantes entre 65 e 80 anos tiveram aumento de 69%.

O treinamento intervalado apresentou melhoras também na sensibilidade à insulina dos voluntários, indicando menor probabilidade de desenvolver diabetes.

O programa de ciclismo de alta intensidade apresentou rejuvenescimento dos ribossomos, que são responsáveis pela produção de blocos de proteínas das nossas células. Pesquisadores também descobriram aumento na síntese de proteínas mitocondriais, seu aumento justifica a função mitocondrial aumentada e a hipertrofia muscular.

A capacidade do exercício em transformar essas organelas que são fundamentais ao corpo humano, pode explicar por que o exercício beneficia a saúde de diversas maneiras diferentes.

Treino HIIT na esteira

O treino HIIT pode ser feito duas ou três vezes por semana, sendo intercalado com treinos de fortalecimento muscular. Devido a sua alta intensidade de performance, esse treino tem a característica de durar pouco tempo, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo. Porém, o período de duração do treino deve ser avaliado individualmente por um profissional.

Fonte: Minha Vida
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica