Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Os perigos por trás das calorias vazias no dia a dia 05/09/2018
Os perigos por trás das calorias vazias no dia a dia

Pode parecer paradoxal, mas o enfrentamento da obesidade infantil é também uma luta contra a desnutrição. Isso ocorre porque as crianças obesas costumam comer alimentos com grandes quantidades de calorias e poucos nutrientes, o que especialistas chamam de calorias vazias. Portanto, estar acima do peso pode significar, além de outros problemas de saúde, estar subnutrido.

Presidente do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, a pediatra-nutróloga Roseli Sarni explica que os problemas nutricionais mais comuns entre crianças obesas são a anemia ferropriva (por deficiência de ferro) e a carência de vitaminas, especialmente da A e da D.

O problema gera um círculo vicioso. Além da influência exercida pela dieta com calorias vazias, estudos sugerem que a deficiência de micronutrientes, tais como as vitaminas A e D, dificultaria a perda de peso e favoreceria ainda mais o ganho de gordura corporal porque eles atuam na produção de mediadores hormonais, como a insulina.

A principal fonte de vitamina D é a exposição da pele à luz solar nos horários recomendados por pediatras e dermatologistas. E o nutriente está presente em peixes (como salmão, atum e sardinha), gema de ovo, leite, fígado e cereais. A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Já os vegetais verde-escuros e as frutas e legumes amarelos e alaranjados estimulam a formação de vitamina A.

A falta de uma dieta adequada tem impacto em diferentes esferas da vida da criança e do adolescente. “As implicações da chamada fome oculta, que é a carência de micronutrientes que pode coexistir com a obesidade, são comprometimento no desempenho escolar, fadiga, maior suscetibilidade a infecções, prejuízo no crescimento”, explica a médica, acrescentando que, confirmada a carência por exames laboratoriais, o pediatra pode receitar a suplementação de vitaminas e sais minerais.

Segundo Roseli, apenas nesses casos, a tática que algumas famílias adotam de “esconder” vegetais e outros alimentos saudáveis nos pratos mais aceitos pelas crianças e adolescentes — por exemplo, bater legumes no caldo de feijão — pode ser aceitável. “Essa estratégia poderia ser adotada apenas enquanto os hábitos saudáveis são incentivados”, orienta.

Fonte: MSN Notícias
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica