Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Qual é a função dos carboidratos na dieta? 08/08/2018
Qual é a função dos carboidratos na dieta?

Os carboidratos na dieta desempenham uma função muito importante. Ainda que existam mitos com relação ao seu consumo, trata-se de um dos macronutrientes essenciais que não pode faltar dentro de uma alimentação balanceada.

Constituem a principal fonte de energia para o corpo, sendo determinantes para o bom rendimento físico e mental. Além disso, intervêm nas funções do metabolismo e são chaves na síntese de proteínas e lipídios.

O que são os carboidratos?

Os carboidratos, também chamados de glicídios, são um macronutriente essencial cuja função principal é fornecer energia para o organismo. Estão presentes em todos os alimentos que contêm amido e açúcares, e podem ser simples ou complexos em função de sua estrutura química.

O sistema digestivo pega este nutriente e o converte em glicose (açúcar no sangue). Depois, esta viaja através da corrente sanguínea e é utilizada pelas células para um ótimo funcionamento dos órgãos vitais.

Características principais dos carboidratos

- São compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio.
- São determinantes para a vida das moléculas orgânicas.
- Dentro dos carboidratos completos está a fibra dietética.
- Armazenam energia.
- Os alimentos de origem vegetal são as principais fontes de carboidratos.

Classificação dos carboidratos

Os carboidratos são classificados em função de sua estrutura química e do tipo de assimilação que tem no corpo. Todas as variedades têm o efeito principal de fornecer energia para o corpo. No entanto, alguns são mais recomendados na dieta porque não afetam a digestão nem elevam os níveis de glicose.

Carboidratos simples

Neste grupo se encontram os monossacarídeos e dissacarídeos. Também são conhecidos como carboidratos de absorção rápida e se caracterizam por seu alto índice glicêmico. Alguns exemplos são: a frutose, glicose, maltose e lactose.

Carboidratos completos

Seu índice glicêmico é baixo e são recomendados por seu significativo teor de fibras dietéticas. São formados pela união de várias moléculas de monossacarídeos, o que obriga o organismo a trabalhar mais para degradá-los e produzir energia. Também são conhecidos como carboidratos de assimilação lenta.

Função dos carboidratos na dieta

Os carboidratos na dieta são conhecidos por seu valor energético. No entanto, sua correta assimilação também está relacionada com outros aspectos da saúde e as funções do organismo. Repassaremos em detalhes as mais importantes.

Fornecem energia

Poupam proteínas

Um fornecimento de carboidratos permite que o organismo guarde “suas reservas” de proteína. Se seu consumo é deficiente, o corpo começa a utilizar este último nutriente para obter energia. Um gasto desnecessário de proteínas pode derivar em muitos inconvenientes na saúde.

Formam parte de tecidos importantes

Os carboidratos são uma parte importante dos tecidos conectivos e nervosos. Além disso, também se encontram, em certa medida, nas moléculas de DNA e um nucleotídeo conhecido como trifosfato de adenosina (ATP), que o corpo usa para obter energia.

Previnem doenças

Um fornecimento adequado deste nutriente evita que apareçam descompensações que afetam a saúde imune. Os carboidratos intervêm na correta assimilação de vários nutrientes que aumentam as defesas.

Por outro lado, evita a aparição excessiva de corpos cetônicos, um tipo de resíduo metabólico que aparece porque o corpo utiliza a gordura como fonte de energia. Estes, ao se acumularem no corpo, podem causar arritmias cardíacas, cálculos e osteoporose.

Melhoram a saúde digestiva

A fibra alimentar contida em algumas fontes de carboidratos é ideal para regular a saúde digestiva. Sua assimilação promove o movimento intestinal e aumenta o volume das fezes para evitar transtornos como a prisão de ventre.

Por outro lado, reduz a absorção de colesterol e prolonga a sensação de saciedade. Além disso, fortalece a flora intestinal bacteriana, graças a fermentação de alguns tipos de açúcares.

Fonte: Melhor com Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica