Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - 5 exercícios para melhorar a memória 13/06/2018
5 exercícios para melhorar a memória

Embora pensemos que somente o nosso corpo deve ser exercitado, a verdade é que nos esquecemos de que também devemos treinar nossa memória. Se quisermos aumentar a concentração e fixar melhor os conceitos, é necessário descobrir alguns exercícios para melhorar a memória.

Com o passar do tempo, podemos parar de aprender, ler, adquirir conhecimento… Em suma, deixamos de fazer com que nossa memória enfrente desafios com os quais se exercitar.

Por essa razão, os 5 exercícios para melhorar a memória que serão explicados abaixo nos ajudarão a ter uma mente muito mais ágil e a permanecermos jovens por muito mais tempo.

1. Faça revisões diárias para melhorar a memória

Lembra quando você revisava a matéria da escola antes de ir dormir ou no dia anterior a uma prova? Bom, este era um excelente exercício para melhorar a memória. No entanto, com o passar do tempo e terminando os estudos e o trabalho, paramos de fazer revisões.

Para realizar este exercício, não é necessário que estejamos aprendendo alguma coisa. Quando a noite chegar, o simples fato de revisar tudo o que fizemos durante o dia, o que nos aconteceu ou o que comemos, será suficiente.

Muitas vezes manter um diário nos convida a fazer isso todos os dias. Embora pareça inútil, fazer uma revisão diária do que vivemos em um dia inteiro é um excelente exercício para melhorar a memória.

2. Crie mapas mentais

Como está sua memória espacial? Muitas pessoas têm dificuldade em chegar aos lugares ou em se orientar. Se este for o seu caso, criar mapas mentais pode ser um excelente exercício para melhorar sua memória em relação a isso.

A melhor forma de fazer isso é, toda vez que você visitar um novo lugar, ao chegar em casa, tente criar um mapa, desenhando-o. Isso aumentará sua memória, mas não apenas a espacial, também a visual. Algo fantástico que você vai apreciar.

3. Use sua mão não dominante

Você é destro ou canhoto? Um dos exercícios mais divertidos para melhorar a memória é fazer tudo o que normalmente fazemos usando a nossa mão não dominante. Por exemplo, se você for destro e escreve ou escova os dentes com a mão direita, experimente fazê-lo com a mão esquerda.

Certamente, no começo, você notará uma certa resistência. É normal. Vai ser preciso um certo esforço para usar a mão que normalmente não trabalhamos. No entanto, isso é muito positivo. Nossa mente estará trabalhando e se exercitando.

4. Mude sua rotina

Embora pareça bobo, mudar a rotina do que normalmente fazemos é um alerta de atenção para a nossa memória. Em vez de usar o elevador, tente descer as escadas. Em vez de seguir o mesmo caminho para o trabalho, experimente ir por outro.

Isso irá melhorar nossa capacidade de atenção e manter a mente alerta. Algo positivo, já que você encontrará novos elementos. Quando fazemos algo rotineiro, esquecemos de notar o que temos ao nosso redor.

Se, por exemplo, escolhermos um novo caminho para ir trabalhar, teremos que nos esforçar para pensar em como chegaremos ao trabalho e nos orientar para não nos perdermos. Além disso, ao chegar em casa, podemos combinar isso com a criação de um mapa mental que também ajudará a nossa mente.

5. Aprenda algo todos os dias

O último dos exercícios para melhorar a memória não implica que tenhamos que começar um curso para aprender alguma coisa. Em nossa vida diária, há muitas coisas que podem nos ajudar a aprender algo novo todos os dias.

Por exemplo, podemos tentar aprender um novo número de telefone de cabeça ou o endereço de um amigo que sempre temos que perguntar, porque ele nunca fica em nossas cabeças. Todos esses aprendizados, além de ajudarem a memória, tornarão nossa vida muito mais fácil.

Você já praticou algum desses exercícios para melhorar a memória? Qual deles pareceu mais útil para você? Há muitos outros exercícios, como fazer sudokus ou usar determinados aplicativos que também ajudam a manter a memória ativa.

Fonte: Melhor com Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica