Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Retenção de líquidos: o que fazer para evitá-la 15/05/2018
Retenção de líquidos: o que fazer para evitá-la

Provavelmente você já teve a sensação de estar mais com o corpo mais pesado, inchado, mesmo se alimentando normalmente, de forma equilibrada. Esse aumento de peso sem um motivo aparente pode ser causado pela retenção de líquidos, mais comum entre as mulheres.

Neste caso, pequenas mudanças de hábito são o suficiente para acabar com a retenção de líquidos. Antes de ir às possíveis soluções, a nutricionista Fúlvia Gomes da academia Bio Ritmo explica uma das possíveis razões do inchaço. “O edema (termo usado para caracterizar a retenção de líquidos) é o resultado do acúmulo de líquido debaixo da pele, e ocorre quando os fluidos dos vasos sanguíneos extravasam”.

Esse inchaço pode acontecer por diversos motivos, como variações da pressão sanguínea da região, quantidade de proteínas no sangue, nível de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade e sedentarismo. Existe ainda a propensão genética, assim como doenças renais, cardíacas e hepáticas (do fígado) podem ser causadoras da retenção de líquidos.

A nutricionista acrescenta outros fatores à lista: “Pessoas que possuem alterações ou doenças na tireoide, usam remédios (anti-hipertensivos) e são mais sensíveis a alergias, também podem enfrentar a retenção de líquidos”, afirma.

Dicas para combater a retenção de líquidos

Fúlvia explica que o problema pode ser evitado com mais frutas e vegetais no cardápio, além de ser fundamental a hidratação (água, sucos e alguns tipos de chás, por exemplo). Reduzir o consumo de alimentos industrializados e carregados de sódio também é uma forma de fugir ou amenizar esse desconforto.

Outra solução para afastar a retenção de líquidos é ter uma prática regular de algum tipo de atividade física. O motivo é a contração muscular proporcionada pelo exercício, que facilita a circulação sanguínea, prevenindo o acúmulo de líquidos. Além disso, a transpiração causada pelos exercícios também ajudam na eliminação da água em excesso.

Sendo assim, a recomendação é realizar qualquer atividade de, no mínimo, 30 minutos por dia. Pode ser caminhada, natação, andar de bicicleta e até subir escadas, qualquer movimento que provoca a contração muscular é válido.

Fonte: Ativo
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica