Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - A importância de uma postura correta para a saúde 27/02/2018
A importância de uma postura correta para a saúde

Diante da correria cotidiana, é normal não prestar atenção a detalhes básicos do nosso corpo como, por exemplo, a forma como nos sentamos. E embora pareça algo secundário, não manter a postura correta no dia a dia pode causar graves problemas de coluna, além de outros danos à saúde.

Como manter a postura correta

Quantas vezes você já passou horas sentado, trabalhando ou estudando, sem apoiar as costas corretamente no encosto da cadeira? Esse é um vício de postura comum que pode ser prejudicial à saúde, se feito corriqueiramente.

Segundo o ortopedista e diretor clínico da SO.U Ortopedia, Dr. Bruno César Aprile, os principais danos causados pela má postura são: encurtamento muscular, dores, espasmos, tensões, tendinites, compressão de nervos ou do sistema circulatório e desgaste das articulações. Para o ortopedista, é preciso saber “distribuir a sobrecarga de peso mudando de posições e realizando alongamentos periódicos”, recomenda.

Para manter a postura correta e prevenir os problemas de coluna, o especialista indica consultar um especialista, para que ele crie um plano de exercícios e alongamentos que possam melhorar as situações ergonômicas frequentemente incorretas no nosso dia-a-dia. Com isso, o médico poderá indicar, entre outras coisas, a altura ideal da tela do computador, posição do pescoço e da coluna ao ficar sentado, melhor forma de usar o aparelho celular, entre outras coisas.

O especialista lista outros vícios comuns que impedem uma postura adequada, como: andar com a cabeça baixa, principalmente quando se está mexendo no celular, carregar bolsas e mochilas pesadas com os ombros encurvados ou apoiadas de um lado só, manter os ombros enrolados, sentar de forma incorreta no sofá ao assistir televisão.

É preciso ter um cuidado especial com a postura correta das crianças e adolescentes, uma vez que os vícios adquiridos nessa época são mais difíceis de serem corrigidos na fase adulta.

Para prevenir problemas na coluna, é importante fazer alongamentos ao longo do dia, manter uma alimentação balanceada, praticar alguma atividade física regularmente, escolher cadeiras que não a prejudiquem e prestar atenção à postura no dia a dia.

Como manter uma postura correta

Ao ficar sentado:

- Deixe os pés apoiados no chão;
- Não cruze as pernas;
- Mantenha a coluna ereta;
- Deixe a tela do computador alinhada aos olhos;
- Sente-se sobre os ísquios (os ossinhos do bumbum).

Outras dicas: Quando for subir escadas, deixe a coluna ereta e os pés bem apoiados no chão. Não curve para a frente.

Ao dormir, mantenha um travesseiro entre as pernas e outro na altura do ombro. Opte por um colchão que não seja nem muito mole, nem muito firme. Evite dormir de bruços.

Por fim, vale lembrar sempre que os cuidados com uma postura correta contribuem para uma melhor qualidade de vida, fazendo com que sejam evitados processos de desgastes articulares, dores, inflamações e disfunções biomecânicas.

Fonte: Fortíssima
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica