Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Gengibre: 9 razões para incluí-lo na dieta 27/02/2018
Gengibre: 9 razões para incluí-lo na dieta

Os mesmos compostos que dão ao gengibre o seu sabor picante são os que aliviam as dores causadas pela artrite. O gengibre também ajuda a melhorar a circulação.

O gengibre esteve presente em nossa alimentação desde mais de 5 mil anos. É uma planta originária da Índia e da China. Por seus diversos benefícios e sabor, hoje ele é consumido em todo o mundo.

Sabemos que provavelmente você não conhece todas as razões pelas quais deveria consumir gengibre. Por isso, iremos mencioná-las aqui. Estamos certos de que, após descobrir o que ele oferece, você vai querer torná-lo parte da sua dieta do dia a dia.

Diminui as dores do câncer de ovário

O mesmo componente que acalma o estresse e as cólicas menstruais alivia as dores causadas pelo câncer de ovário. É importante sempre tomar os medicamentos que o médico indicar da forma correta. O gengibre pode ser um aliado do tratamento, mas nunca devemos ignorar as indicações do médico especialista.

Propriedades anti-inflamatórias

O gingerol é um composto próprio do gengibre. Este químico natural reduz a dor de forma natural e gradual. Por isso, se agora começarem os problemas de artrite e osteoartrite ou eles já forem constantes, uma boa ideia é aumentar o consumo desta especiaria.

Algumas pessoas não gostam do sabor desta raiz. Se este for o seu caso, mas ainda assim você deseja obter os seus benefícios, prepare um banho de gengibre. Assegure-se de que a água está o mais quente possível e, depois de sair da água, lembre-se de se agasalhar bem.

O ideal é que depois do banho você não saia nem se exponha ao frio. Você pode usar outras ervas ou plantas para criar um aroma mais agradável.

Elimina problemas estomacais

Você come bem? A sua dieta é balanceada? Você tem problemas de prisão de ventre? A verdade é que, por mais que nos esforcemos, nem sempre podemos ter uma alimentação perfeita. Isso pode causar problemas e infecções estomacais ocasionais.

Um pouco de chá de gengibre pode proporcionar um alívio imediato. Lembre-se de tomar pequenos goles, especialmente se você estiver com náuseas ou vômitos. O forte aroma desta planta pode afetá-lo um pouco, mas em poucos minutos o problema passará.

Combate as dores de cabeça e enxaquecas

As enxaquecas são um problema muito grave. No melhor dos casos elas causam uma dor de cabeça muito forte. Na pior situação, as enxaquecas podem causar incômodos com a luz e não permitem seguir com as atividades do dia a dia.

Isso se deve a uma substância chamada prostaglandina. Este químico inflama os vasos sanguíneos do cérebro quando é produzido em excesso.

Se este for o seu caso, tome um chá de gengibre quando começarem as dores de cabeça. Você também pode consumir uma xícara desta infusão todos os dias para evitar que as crises tenham início.

Ingredientes

- 1 copo de água (250 ml);
- 1 pedaço pequeno de gengibre;
- 1/2 colher de chá de mel (3,7g) (opcional);

Como preparar

- Coloque a água para ferver e acrescente o pedaço de gengibre;
- Espere entre 10 e 15 minutos para que se realize a decocção e reserve;
- Você pode adoçar o chá com a meia colher de mel, se assim o desejar.

Relaxante

Você está estressada? Não encontra forma de se manter tranquila no dia a dia? Este é um problema muito comum na vida diária de todos. A boa notícia é que você só precisa de uma xícara de chá de gengibre.

Você também pode preparar alguma sopa e acrescentar uma pitada desta raiz. Você verá que, em poucos minutos, o estresse começará a desaparecer graças aos compostos presentes no gengibre.

Acalma as cólicas menstruais

Existem condições médicas que dificultam o seu período menstrual com cólicas muito fortes. Mesmo se a sua saúde for perfeita, você pode ter que enfrentar este incômodo ocasionalmente. Neste momento, você pode tomar uma infusão de gengibre e esperar que a dor diminua em algum tempo.

No caso de períodos menstruais irregulares, você também verá benefícios. O chá de gengibre normaliza o ciclo em pouco tempo. Assegure-se de tomá-lo desde o primeiro dia do seu ciclo menstrual.

Elimina enjoos e náuseas

Um dos usos mais comuns da raiz de gengibre ao longo dos anos tem sido diminuir e eliminar os incômodos enjoos e náuseas matinais que ocorrem na gestação. Se você sofrer com este problema por outra situação, saiba que o gengibre também pode ser útil. Esta raiz ajuda a melhorar a circulação, e por isso também reduz as chances de desenvolver varizes nas pernas.

Prevenção contra o câncer de cólon

O gingerol que dá o sabor picante ao gengibre também dificulta e inibe o crescimento das células cancerígenas no cólon. Por isso, ter uma dieta que inclua gengibre de forma ocasional ajudará a evitar que este problema apareça.

Se você já sofrer com este problema, o gengibre poderá ajudar a combatê-lo com maior eficiência. É claro que não se deve esquecer de tomar todos os medicamentos e seguir as orientações oferecidas pelo seu médico ao pé da letra.

Regulador do metabolismo

Até a melhor das dietas pode falhar se o seu metabolismo não aproveitar tudo que você oferece ao seu corpo. Ao consumir gengibre, você facilita a digestão dos alimentos ingeridos. Desta forma as vitaminas, minerais e nutrientes em geral podem ser assimilados da melhor forma possível. Para que isso funcione, não é necessário comer grandes quantidades de gengibre.

A melhor forma de consumir gengibre

A melhor opção é incluir o gengibre na sua dieta. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em desfrutar o seu sabor. Se este for o seu caso, consuma uma xícara de chá de gengibre todos os dias.

Desta forma você poderá se adaptar aos poucos, e depois poderá acrescentar o gengibre a suas receitas do dia a dia.

Fonte: Melhor com Saúde
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica