Documento sem título
 
Veja também
 
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
08/03/2024
Personal indica cinco treinos para fortalecer o abdômen
21/02/2024
Dieta nórdica: o que é, para quem é indicada, o que comer e mais!
21/02/2024
Qual exercício físico é melhor para quem já passou dos 60?
 
 
Notícia - As melhores comidas e bebidas para combater a gripe 20/02/2018
As melhores comidas e bebidas para combater a gripe

Resfriado e gripe não têm a menor graça. Sensação de fraqueza, dores de cabeça, nariz entupido são alguns dos sintomas mais típicos. Mas, segundo os especialistas, beber água não é suficiente para se recuperar.

"O corpo está estressado por causa da infecção", diz ao The Huffington Post Zhaoping Li, diretora do Centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia-Los Angeles. "Precisamos consertar ou sustentar [o sistema imunológico]."

Por sorte, alguns alimentos e bebidas podem ajudar a reabastecer o corpo enquanto ele combate a doença. Veja abaixo algumas dicas:

1. Canja

O remédio clássico da sua avó tem base científica: o líquido quente da sopa ajudam a mover o muco pelas narinas, segundo a Mayo Clinic. O sal da sopa ajuda a prevenir desidratação, caso você também tenha diarreia, diz Li. E o frango representa proteínas importantes para restaurar e fortalecer o sistema imunológico, que precisa de ajuda para lutar contra a infecção, acrescenta ela.

Mas caldo de frango comprado do supermercado não é tão eficaz quanto uma sopa feita em casa. O ideal é comer pedaços de frango de verdade, cozidos para que a absorção da proteína seja mais fácil.

2. Proteínas leves

Como mencionado acima, a proteína é importante. Tente ingerir alimentos como ovos, peito de frango ou um shake de proteínas quando estiver resfriado ou gripado. E evite comidas densas, como bife.

"Seu trato gastrointestinal não está a fim de fazer muito esforço", diz Li.

Se não estiver com vontade de comer frango, uma boa alternativa é uma omelete de cogumelos. Você vai ingerir as proteínas do ovo, e os cogumelos são uma boa fonte de potássio e zinco, que ajudam a recuperar o sistema imunológico, afirma Lisa Young, professora-adjunta de nutrição da Universidade de Nova York e autora de The Portion Teller Plan.

3. Sucos e vitaminas

Se você estiver sem apetite, beba os nutrientes, em vez de comê-los. Suco de laranja, de maçã ou uma vitamina de frutas vermelhas são cheios de minerais, antioxidantes e vitaminas que ajudam na recuperação do corpo, afirma Li.

Beber água é ótimo, mas não dever ser sua única estratégia de defesa. Por quê? Porque o suor da febre não elimina somente água, mas também eletrólitos. Sucos e vitaminas ajudam a repor esses eletrólitos perdidos. Eles são essenciais para a hidratação e para o funcionamento normal do corpo.

Young concorda, acrescentando que bebidas isotônicas (como Gatorade) em geral contêm muito açúcar e não são necessárias.

"Um suco de vegetais como o V8 tem sal e potássio", diz Young. "Você não precisa tomar um Gatorade quando tem a opção de escolher um suco de vegetais."

4. Chá descafeinado

Como a canja, o chá quente pode ajudar a descongestionar as vias respiratórias. E certos tipos de chá, como o verde, contêm antioxidantes, o que ajuda no combate à gripe e ao resfriado. Mas evite bebidas com muita cafeína, pois elas podem te deixar mais alerta e atrapalhar o sono, outro item importante da recuperação.

Bônus: pesquisas sugerem que quem bebe chá a vida toda pode estar menos sujeito a declínios da cognição, certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Então, se você pegar o hábito do chá quando estiver doente, melhor para você.

5. Batata doce

Cozidas no microondas ou assadas no forno, as batatas doces são excelentes para quem está se sentindo doente. Elas são uma ótima fonte de betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A – um nutriente essencial para um sistema imunológico sadio, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

E, acima de tudo, descanse. Logo, logo você vai melhorar.

Fonte: HuffPost Brasil
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica