Documento sem título
 
Veja também
 
14/08/2018
10 sintomas físicos do estresse
14/08/2018
Exercícios ideais para quem tem mais de 40
14/08/2018
Suco de couve na dieta: é prática e turbina a perda de peso!
08/08/2018
Qual é a função dos carboidratos na dieta?
08/08/2018
LIIT: treino intervalado é ideal para iniciantes
 
 
Notícia - Como a massagem pode complementar alguns tratamentos? 14/11/2017
Como a massagem pode complementar alguns tratamentos?

Quem nunca desejou receber uma boa massagem depois de um dia cansativo e estressante no trabalho? A prática dessa atividade, que por muito tempo teve os seus benefícios relacionados apenas aos praticantes de esportes, também pode trazer inúmeras vantagens para pessoas comuns, sejam elas atletas ou não.

"Os principais efeitos da massagem são relaxamento profundo do paciente, alívio das tensões musculares e diminuição da dor, favorecendo a circulação. Ela promove também o aumento da irrigação sanguínea local, diminuição da inflamação e diminuição do edema (inchaço), melhorando a circulação sanguínea e proporcionando um conforto geral, além de aumentar a sensação de bem-estar, entre tantos outros benefícios", descreve a fisioterapeuta Beatriz Calil.

Apesar de estar relacionada, em alguns casos, à redução de medidas, a técnica da massagem manual não é a conduta mais indicada para essa finalidade. Porém, ela pode ser coadjuvante em um tratamento que deve incluir uma dieta orientada por profissionais (médicos e nutricionistas) e exercícios físicos regulares.

Conheça algumas das técnicas de massagem mais conhecidas.

Massagem clássica: é a massagem tradicional, de corpo inteiro, com uso de cremes ou óleos, e tem o objetivo de proporcionar ao paciente relaxamento, alívio das tensões e das dores musculares;

Drenagem linfática manual: auxilia na diminuição do inchaço de pernas, braços, rosto, articulações e é frequentemente realizada em gestantes, idosos e em pós-operatório. É importante saber que nesta massagem são realizadas pressões leves e o procedimento não deve ser doloroso. As pressões suaves feitas na pele direcionam o líquido corporal, favorecendo sua eliminação pela urina;

Shiatsu: é uma técnica terapêutica oriental em que, com a pressão dos dedos, cotovelos ou mão, são estimulados pontos dos meridianos utilizados na acupuntura, proporcionando reeducação física e mental através da sensibilização de pontos energéticos do corpo;

Massagem Ayurvédica: é uma técnica de massagem originada na Índia, feita com óleos essenciais. É profundamente relaxante, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal;

Reflexologia: é a estimulação de pontos na região dos pés por meio de pressão, fricção e massagem, baseando-se no princípio de que o pé reflete todo o sistema corporal.

Tratamento complementar

A massagem começou a ser estudada com mais profundidade por muitos pesquisadores ao redor do mundo. O aumento do interesse pela pesquisa na área resultou em novas descobertas, como a utilização da massagem como tratamento complementar de algumas doenças. No entanto, vale lembrar que contraindicações também foram descobertas.

"É muito importante conversar com seu médico para receber orientações adequadas sobre o tratamento com massagem. A massagem pode auxiliar, por exemplo, no caso de fibromialgia, constipação intestinal leve, cefaleia tensional, dores musculares crônicas e hipertensão arterial, objetivando a redução dos níveis de estresse, além de contratura muscular, fadiga muscular e edemas pós-operatórios", completa Beatriz.

Quanto à escolha do massagista, a fisioterapeuta ressalta que ela é muito pessoal e que o paciente deve se sentir confortável com o profissional escolhido, uma vez que a massagem exige manipulação em parte ou em todo o corpo por meio do toque. Além disso, é importante investigar se o profissional tem uma formação técnica adequada e está habilitado a exercer a técnica de massagem.

Fonte: Idmed
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica