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Notícia - Mente sã e corpo alongado 11/10/2017
Mente sã e corpo alongado

Assim como em tantas outras áreas, quando falamos de atividade física nos deparamos com ondas de maior interesse do público por uma determinada aula ou forma de se movimentar, seja focando no aeróbico, muscular ou alongamento.

Mas com os apaixonados por yoga as coisas não são bem assim, pois os adeptos encaram essa forma holística de melhorar corpo e mente muito além de modismos, já que estamos falando de um estilo de vida que proporciona um novo significado para muitas ações, inclusive algo automático e quase imperceptível: a respiração.

Intuitivamente, dá para ter uma ideia que essa prática é antiga. Mas você sabe exatamente quando a yoga foi criada?

Talvez essa pergunta seja mais complexa do que ficar invertida numa das posições mais desafiadoras da atividade, pois mistura referências físicas e espirituais contadas por diversas vozes e em múltiplos momentos da história, sendo enraizadas em vertentes distintas. Entretanto, existem indícios que a origem se deu cinco mil anos atrás, na Índia, com a propagação ocidental do conceito apenas no século XIX.

Estudiosos dizem que a forma como conhecemos a yoga hoje pouco se assemelha ao ponto de partida desse movimento espiritual, e talvez os adeptos atuais não tenham mesmo muita intimidade com as raízes indianas. Independente disso, seguem muito próximos dessa concepção de alongar o corpo e desafogar a mente do estresse cotidiano com movimentos sincronizados, respiração correta e máxima concentração, indo muito além da atividade física pura e simples.

Um passo importante para entrar nesse mundo mais zen: algumas informações sobre yoga para te inspirar:

- Trabalha tanto força quanto flexibilidade, deixando o corpo leve e com precisão dos movimentos, auxiliando a consciência e coordenação;

- Faz com que você entenda melhor sua respiração e táticas de relaxamento, aliviando o estresse;

- Pessoas em todas as faixas etárias e níveis de desempenho físico podem praticar;

- É uma atividade que, se feita de forma correta, não promove impacto nas articulações;

- Se adapta ao seu estilo: do mais lento e voltado para a meditação (hatha) ao rápido e intenso (power). Além disso, é possível unir respiração, meditação e movimento numa sala aquecida, a bikram, entre tantas outras formas contemporâneas dessa cultura milenar;

- Melhora a flexibilidade das costas, aliviando dores persistentes;

- Existem também indícios científicos que apontam a yoga como ferramenta para te fazer dormir melhor, aumentar a imunidade e controlar a ansiedade.

Agora é só escolher o estilo que mais lhe agrada, o benefício que deseja alcançar, colocar uma roupa bem confortável e começar!

Fonte: Natural Wellness
     
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