Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - As funções das gorduras 26/04/2017
As funções das gorduras

Entre os nutrientes vamos destacar o papel das gorduras, pois exercem grande influência nas dietas e suas funções e necessidades são mal compreendidas. A gordura é considerada o combustível mais energético das nossas células, porque possui 9 calorias em cada grama. A gordura corporal, no homem, está entre 15 e 17% de seu peso e, na mulher, a média é de 25%. As células gordurosas armazenam as gorduras, que ficam disponíveis no organismo.

Os carboidratos (açúcares, amidos etc.) quando ultrapassam a necessidade orgânica são transformados em gordura do tipo triglicérides e ficam armazenados. Essas gorduras exercem função protetora contra choque mecânico, como isolante térmico, por estarem distribuídas sob a pele, aumentando a resistência do corpo, quando exposto ao frio.

As gorduras ainda desempenham uma função de transportadoras de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Para essa função específica são necessárias, no mínimo, 20 gramas de gordura por dia. Se não houver esta ingestão mínima diária, poderá ocorrer hipovitaminose.

Há três tipos de gordura:

- A gordura saturada encontrada nas carnes contém dois tipos de colesterol. O HDL, que é o colesterol bom e o LDL, que é o colesterol ruim: "nosso inimigo".

- A gordura insaturada existente nos peixes e nos vegetais, com exceção do óleo de coco.

- A gordura polinsaturada, predominante no azeite de oliva, tem ação auxiliar no metabolismo do colesterol, combatendo o ruim.

A ingestão de gordura deve ser bem calculada para evitar excesso, pois este, além de prejudicial às artérias, irá se acumular no organismo, aumentando-lhe o peso. Os americanos, por exemplo, ingerem 48% do total de calorias em sua alimentação, enquanto os japoneses ingerem apenas 28%.

Um bom cardápio, mesmo para emagrecer, deve conter quantidade balanceada de gorduras e elas devem ser vistas como nossas aliadas, pois fazem bem ao corpo. Já as dietas em que se preconizam o excesso de gorduras poderão prejudicar as pessoas, porque nem todas metabolizam bem grandes quantidades de gorduras.

O cardápio equilibrado e inteligente utiliza as gorduras polinsaturadas, como o azeite de oliva nas saladas, as insaturadas, existente nos peixes e vegetais e pouco das saturadas contidas nas carnes vermelhas, manteiga, leite, creme de leite, óleo de soja etc. A quantidade de colesterol HDL (bom) deve ser no mínimo um terço da quantidade do LDL (ruim).

Fonte: Mais Equilíbrio
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica