Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Veja os cuidados com alergias de pele 18/10/2016
Veja os cuidados com alergias de pele

A alergia significa uma reação exagerada do organismo a alimentos, poluentes, cremes, remédios, ácaros, entre outros. A alergia não é exclusiva da pele: ela pode ocorrer no aparelho respiratório (rinite e bronquite) e também no aparelho digestivo (diarreia). Muitas alergias não têm manifestação cutânea.

Caso as alergias não sejam cuidadas adequadamente, há risco de a pele ficar com manchas residuais ou cicatrizes. Tudo depende do grau de inflamação que aconteça e também das repercussões, como coceira. Neste caso, pode haver ferimento, úlcera e até cicatrizes.

São muitas as manifestações de pele que aparecem por causa da alergia. Alguma delas são: eczema, urticária, exantema, eritema pigmentar fixo, eritema multiforme e estrófulo. O quadro dessas manifestações é bastante diferente uma das outras e cada uma delas tem um histórico e conduta diferenciada. A urticária, por exemplo, se caracteriza por placas avermelhadas, elevadas e caroços que podem aparecer abruptamente em todo o corpo, causado muita coceira.

Com a urticária, os lábios e os órgãos internos respiratórios podem inchar muito, levando a dificuldades respiratórias. Esta alergia se apresenta como um quadro grave, que precisa de socorro rápido, devido ao problema respiratório.

A urticária pode ser provocada por remédios, alimentos (principalmente os que contêm conservantes e corantes), cheiros muito fortes, produtos aplicados a pele e outros fatores. Muitas vezes é difícil estabelecer a causa da alergia, mas este esclarecimento é fundamental porque a reexposição ao que levou à alergia, provoca um quadro de reações semelhantes e até mais graves. O tratamento da urticária pode ser feito com corticosteroides, cortisona e anti-histamínicos.

O estrófulo é a alergia a picada de insetos e é muito comum entre crianças de 2 a 10 anos de idade. O estrófulo se apresenta como bolinhas vermelhas, às vezes como uma bolinha na superfície que coça muito e pode se transformar numa ferida. O estrófulo ocorre por sensibilização ao veneno do inseto, que pode ser mosquito, formiga ou pulga, por exemplo. Com uma ou duas picadas, a criança já pode apresentar muitas bolinhas espalhadas pelo corpo. Isso acontece, principalmente, no verão e nos ambientes rurais.

O quadro tem duração de alguns dias, comprometendo todo o corpo e deixando as crianças com manchas e cicatrizes inestéticas (cicatrizes não estéticas). Durante a fase aguda, quando existem muitas bolinhas na pele, é indicado o uso de antialérgicos orais, pomadas calmantes e anti-inflamatórios para uso local. Em crianças, cuja rotina sendo perturbada por surtos frequentes de estrófulo, a indicação é de vacinas com a intenção de evitar não apenas o sintoma, mas a alergia propriamente dita.

O eczema é o nome genérico dado a uma alteração de pele que promove vermelhidão, vesículas, coceiras, engrossamento e descamação da pele. O eczema pode ocorrer em qualquer parte do corpo e é gerado por alergia, principalmente a dermatite de contato. Esta alergia é comumente causada por metais usados nas orelhas e pulsos, como relógio e bijuterias. Pode ocorrer também por cosméticos, produtos químicos de limpeza, tinturas de cabelo, roupas de fio sintéticos, corantes e conservantes. Neste caso, as pessoas têm contato com substâncias e ficam alérgicas depois de algum tempo.

A lesão provoca muita coceira e é sempre mais intensa onde houve o contato direto com o agente causador da alergia. Muitas vezes, para se descobrir o agente, é necessário fazer um teste de contato: aplica-se uma bateria padrão de cinquenta substâncias nas costas da pessoa e, após 48 horas, retira-se o material, observando a reação da pele. O teste é considerado positivo para alergia quando o local se torna vermelho, com bolinhas, e coça muito.

As mãos são as mais afetadas pelo contato com substâncias químicas. Detergentes, sabões e toda a gama de produtos desta linha podem causar alergias. Remédios de uso local, principalmente com penicilina e sulfa, também podem causar sensibilização e alergia de contato.

O tratamento nesses casos é afastar o produto, ou os produtos suspeitos, e usar cremes ou pomadas de corticoide ou, se houver comprovação pelo teste de contato, afastar definitivamente aquela substância do alcance do alérgico. É comum a ocorrência de quadros de avermelhamento e descamação somente por irritação primária da pele. Neste caso não há sensibilização do organismo, mas somente desgaste da pele por mudança de pH e afinamento.

As donas de casa sofrem com isso por manipular constantemente produtos de limpeza. Quando há somente irritação e não sensibilização, o teste de contato é negativo e basta afastar o uso dos produtos mais fortes, como detergentes, sabões, alvejantes.

Há muita confusão entre dermatite de contato e dermatite por irritante primário, pois a manifestação clínica pode ser a mesma. O teste de contato resolve de uma vez essa dúvida: positivo, se o caso for alérgico, e negativo, se for apenas alergia por irritação da pele.

Fonte: Minha Vida
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica