Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Boca ressecada no Inverno? 10/06/2022
Boca ressecada no Inverno?

Sentiu boca e lábios mais ressecados desde que os dias frios chegaram? Agora falta pouco tempo para o início do Inverno, estação que começa no dia 21 de junho, e o tempo seco começa a mostrar seus efeitos.

Quer saber o que fazer para manter a hidratação dos lábios e como tratar a boca que já está descascando? Conversamos com o o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Academia Americana de Dermatologia, para tirar as principais dúvidas.

"A pele dos lábios é muito mais delicada que muitas regiões do corpo. Por ser mais fina, não produz a mesma quantidade de sebo e ácidos graxos que a pele do rosto", aponta o especialista. Segundo ele, a região é considerada um "tecido de transição". "A mucosa não fabrica sua própria oleosidade, por isso é tão importante a hidratação", destaca.

Saliva pode pode piorar ressecamento dos lábios?

O dermatologista explica um dos fatores que pode aumentar o aspecto ressecado é o hábito de molhar os lábios com a saliva, ainda que sem querer. "Devemos lembrar também que na saliva existe a amilase, que faz uma agressão aos lábios, desidratando a pele da região", aponta.

"A acidez da saliva pode piorar o ressecamento, irritar a pele da boca e formar manchas escuras, além de outros problemas como vermelhidão, a formação de microfissuras, que essas fissuras podem favorecer infecção bacteriana", analisa Dr. Alessandro.

Como fazer a hidratação dos lábios de forma correta?

O médico explica que para hidratar os lábios corretamente é importante investir em produtos dermatologicamente testados.

"Pode ser feita barreira cutânea de forma que impeça, tanto o contato das enzimas, como as digestivas, a exemplo da amilase, como também a perda de evaporação de água e ainda o próprio fato de puxar água. Caso tenha ácido hialurônico, irá hidratar mais os lábios", indica Alarcão sobre o ativo versátil no mundo da beleza.

Esfoliação dos lábios é indicada quando eles estão descascando?

E o que fazer quando os lábios já estão descascando? "A descamação dos lábios já é um processo natural do corpo, que acontece entre 3 e 7 dias (nos lábios especificamente, porque na pele é diferente). Incluir uma rotina de esfoliação no skincare, além da hidratação frequente, pode ajudar a melhorar a sensação incômoda da descamação", indica.

O especialista acrescenta: "Essa descamação ocorre de forma natural. Então a esfoliação pode realmente ajudar, dando sensação de mais maciez e conforto."

Protetor solar precisa ser aplicado nos lábios durante o Inverno?

E engana-se quem acredita que o cuidado contra os raios UVA e UVB na região da boca e lábios precisa ser restrito ao verão. "É de extrema importância usar protetor específico para região dos lábios.

É uma pele que não tem defesa, região comum de surgir câncer do tipo não-melanoma, principalmente do tipo espinocelular e em pacientes foram muito fotoexpostos, porque o Sol tem um dano cumulativo (em especial idosos). O lábio é mais frágil para se defender do Sol", orienta o médico.

Fonte: Purepeople
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica