Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Sintomas físicos da ansiedade: 5 problemas comuns 20/04/2022
Sintomas físicos da ansiedade: 5 problemas comuns

Os sintomas físicos da ansiedade, geralmente, são confundidos com outros problemas de saúde.

Isso acontece, na maioria das vezes, porque algumas pessoas desconhecem todos os prejuízos que a falta de cuidado com a saúde mental pode provocar no organismo.

Por acreditarem que as consequências se limitam à distúrbios psicológicos, quando o corpo começa a dar sinais diferentes, é comum que os indivíduos pensem que estão com outras doenças. Fator que pode agravar ainda mais o quadro de ansiedade.

Medo, insônia, dificuldade de concentração e agitação são algumas características comuns da ansiedade. No entanto, em alguns casos, a doença também pode se manifestar de outras maneiras. Por isso, com a ajuda do cardiologista e especialista em marca-passo, Dr. Roberto Yano, separamos os cinco principais sintomas físicos da ansiedade. Confira:

1) Coração acelerado

“A sensação de estresse e ansiedade faz com que o organismo libere mais adrenalina, um hormônio que aumenta a frequência cardíaca. Por isso ocorre alteração e aceleração nos batimentos cardíacos. Por outro lado, o contrário também ocorre. Pacientes sentem alteração no ritmo cardíaco, tratam como se fosse ansiedade, demoram a me procurar e, quando o avalio, ele realmente está com alguma arritmia cardíaca”, conta o cardiologista.

2) Tontura

Um dos principais sintomas físicos da ansiedade é a tontura. Pacientes costumam relatar esse tipo de problema, principalmente, durante crises mais agudas, ou quando estão em ambientes fechados e com muitas pessoas. “Essa vertigem pode levar ao medo de sair de casa, de cair, de chegar a um local cheio e passar mal”, diz o Dr. Yano.

3) Falta de ar

“A falta de ar, normalmente, vem acompanhada de palpitação. Em situações de estresse é preciso tentar se acalmar. E se a crise de ansiedade não passar, procurar orientação médica”, alerta o especialista.

4) Formigamento nos braços e língua

“Esse formigamento pode ocorrer por causa da liberação da adrenalina. O corpo entende que você está se preparando para uma situação de luta, ou fuga. O organismo começa a direcionar o fluxo de sangue para os músculos para que fiquem mais fortes e rígidos”, explica o Dr. Yano.

5) Cansaço

“Existem várias doenças que podem fazer uma pessoa se sentir cansada, como hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, anemia e até a própria depressão. A recomendação é não se automedicar sem saber o diagnóstico”, comenta o médico.

O que fazer ao sentir esses sintomas

Os sintomas físicos da ansiedade são facilmente confundidos com outras doenças. Mas, o contrário também pode acontecer. Talvez você pense que aquele problema é decorrente da sua condição mental e, na verdade, exista alguma outra enfermidade séria acometendo seu organismo. Por isso, o ideal é sempre priorizar a avaliação médica.

“A orientação é procurar ajuda de profissionais adequados, como psicólogos, psiquiatras, praticar exercício físico, ter uma boa alimentação, ter um hobby, horas de lazer com a família. Esse conjunto de ações vão te ajudar a viver mais e com melhor qualidade de vida.

A ansiedade entra sempre como diagnóstico de exclusão. Para o paciente que chega com sintomas cardíacos, é sempre necessária a investigação minuciosa de todos os seus sintomas”, finaliza Yano.

Fonte: MSN
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica