Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Doenças de outono: 10 alimentos para aumentar a imunidade 20/04/2022
Doenças de outono: 10 alimentos para aumentar a imunidade

Coriza, dor de garganta e sensação de febre são alguns dos principais sintomas das famosas doenças de outono.

Isso acontece, muito provavelmente, por causa da mudança brusca de temperatura que ocorre com o término do verão e o início de dias mais frios.

De acordo com o último Boletim InfoGripe, divulgado pela FioCruz, 11 das 27 capitais brasileiras apresentaram um sinal de crescimento para a Síndrome Respiratória Aguda Grave, na tendência de longo prazo.

Apesar da Covid-19 ainda ser responsável por grande parte desses casos, houve também um aumento de infecções pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que costuma ser mais comum em períodos de frio, como o outono.

Sem falar nos vírus Influenza, responsáveis pela gripe, que seguem circulando pelo país. Portanto, para evitar e combater essas doenças de outono, é necessário manter a vacinação em dia e apostar em hábitos saudáveis. Um deles, e talvez o principal, é justamente a alimentação.

“Pacientes que necessitam ficar de cama, que sentem fadiga em excesso e cansaço, podem precisar de um aumento no consumo de carboidratos de origem integral para a melhora de energia. Também é bom aumentar o consumo de proteína, que ajuda a diminuir os sintomas de cansaço e fadiga”, explica a nutricionista Adriana Stavro.

Dessa maneira, com a ajuda da especialista, separamos 10 alimentos para aumentar a imunidade e evitar o aparecimento de doenças de outono, combatendo os sintomas de gripes, resfriados e até mesmo Covid-19. Confira:

Uvas – São ricas em flavonoides, taninos e resveratrol – substâncias com ação antioxidante, que melhoram as defesas do organismo como um todo.

Cebola Roxa – Conta com quercetina, mais uma substância com ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, também possui combatentes antivirais em sua composição.

Castanhas e Oleaginosas – Possuem selênio e zinco em suas composições. Fora isso, são fontes de gorduras boas, vitaminas do complexo B e E – que são antioxidantes e auxiliam os processos de cicatrização.

Kefir – Alimento rico em probióticos. Fortalece o intestino e ajuda no amadurecimento das células que defendem e combatem infecções virais.

Chá Verde – Possui uma ação anti-inflamatória que diminui a intensidade de alguns sintomas. Ajuda também na melhora da resposta imunológica.

Beterraba – É rica em óxido nítrico. Substância que melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o organismo, ajudando nas funções pulmonares.

Queijo Branco – Fonte de proteína, auxilia na recuperação da força muscular e melhora as funções das enzimas gástricas. Também ajuda as “bactérias do bem” presentes no intestino.

Cúrcuma – Considerado um tempero anti-inflamatório, a especiaria auxilia no combate do estado resultante da doença.

Frutas Cítricas – Ótimas fontes de vitamina C. Elas contribuem para a defesa imunológica e auxiliam na prevenção e no tratamento de infecções respiratórias e sistêmicas.

Cenoura – Fonte de vitamina A e betacaroteno, outro antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e aumenta a imunidade.

Importante. Tomar as vacinas, evitar aglomerações, usar máscaras e manter uma boa higienização das mãos e das superfícies são as principais maneiras de prevenir infecções virais, como gripe e Covid-19. Lembre-se que a pandemia ainda não acabou.

Fonte: Saúde em dia
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica