Documento sem título
 
Veja também
 
22/04/2024
Quando o café deixa de ser benéfico à saúde
22/04/2024
Frutas para baixar a glicose: confira 4 opções
22/04/2024
Pode fazer musculação com varizes? Médico esclarece
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
 
 
Notícia - Apetite emocional, comportamental, hormonal ou genético? 07/02/2022
Apetite emocional, comportamental, hormonal ou genético?

Ter uma relação positiva com a alimentação é, sobretudo, uma questão de bem-estar e muito importante do que restringir seu cardápio com dietas sem orientação especializada.

De acordo com a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, um dos pontos mais importantes para regular a alimentação é entender a diferença entre apetite emocional, comportamental, hormonal e genético.

Aline aponta que o apetite emocional está relacionado à influência de um gene chamado MCR4, presente no organismo de algumas pessoas. Ele está relacionado diretamente da produção de serotonina do organismo. Ou seja, quando estão tristes ou cansados, tendem a buscar mais doces e frituras como forma de recompensa por aquele sentimento.

Os fatores comportamental e o genético também influenciam o apetite. "O comportamental é aquele em que temos o hábito de raspar o prato, repetir refeições por educação, que a pessoa come até a barriga doer, já sem fome", destaca Aline.

O apetite genético é comum em pessoas que tem o gene FTO, conhecido como gene da fome, e o LEPR, que aumenta a vontade de petiscar. Já o apetite hormonal é comum em pessoas que tem mais resistência à leptina – o hormônio da saciedade -, o que acontece com pessoas com obesidade, com doenças inflamatórias, e até pela TPM.

Confira estratégias que podem te ajudar na regulação do apetite

A nutricionista também aponta alguns hábitos que podem ser inseridos no dia a dia e auxiliam na modulação do apetite.

O primeiro deles é dar tempo ao organismo. "Se estiver comendo muito rápido, pare, respire, descanse o talher. O cérebro precisa desse tempo para dizer ao seu estômago que está satisfeito", explica a nutricionista.

"Coloque um cronômetro no celular de 20 minutos no celular. Se você quiser repetir, tudo bem, mas só depois que o primeiro prato for finalizado e completarem esse período (comendo devagar e apreciando a comida)", acrescenta.

Outra dica é entender a importância da respiração. "A entrada de oxigênio no organismo não só acalma a ansiedade – para não descontarmos as emoções na comida -, como também ativa o hormônio do apetite", indica a especialista.

Um shot de limão por volta de 5 a 10 minutos antes das refeições é outro hábito indicado pela nutricionista. Mas atenção: pessoas que tem gastrite, esofagite e refluxo devem tomar cuidado com essa dica.

"Seja no restaurante ou em casa, tome meio limão espremido antes das refeições (de 5 a 10 minutos antes de comer). O ácido puro do limão antes da comida ativa o CCK, que é um dos hormônios que controla nosso apetite", aponta Aline.

Por fim, a nutricionista salienta que tais pontos são apenas dicas: cada caso é um caso e deve ser avaliado por um especialista. "Essas são estratégias simples, mas como sempre lembro, cada ser humano é único e para o tratamento adequado devemos sempre procurar a ajuda de um especialista", diz.

Fonte: Purepeople
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica