Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Onda de calor: como se proteger 29/09/2020
Onda de calor: como se proteger

O Brasil deverá passar por uma onda de calor histórica nos próximos dias. De acordo com o MetSul Meteorologia, nosso país enfrentará temperaturas até 30°C acima da média, podendo chegar a 45ºC em algumas cidades.

A razão do fenômeno é a formação de uma grande bolha de ar quente. E, ainda, a situação fica mais crítica com a baixa umidade e o período de estiagem que atingem a região central.

As projeções dos meteorologistas apontam para recordes absolutos de temperatura. A cidade de São Paulo, por exemplo, poderá atingir a máxima de 39ºC, enquanto o interior do estado deve chegar a 45ºC. Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais também estão entre os locais mais atingidos pela onda de calor.

Como consequência, o evento oferece sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. É fundamental se proteger contra a desidratação, esgotamento e vertigens provocados pelo calor extremo. Veja, a seguir, alguns cuidados para adotar na próxima semana!

Medidas para se proteger da onda de calor

- Consuma, pelo menos, dois litros de água diariamente. A recomendação é ingerir o líquido aos poucos, ao longo do dia, antes da sede aparecer.

- Se possível, evite a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11h e 16h – quando o calor está mais intenso.

- Utilize protetor solar, mesmo para ficar em casa. O ideal é optar por produtos com FPS acima de 50. A sua pele agradecerá no futuro.

- Aposte em barreiras físicas contra o sol, como bonés, chapéus e óculos escuros. O uso desses acessórios é indispensável no caso das crianças pequenas.

- Prefira roupas leves e de cor clara. Algodão e malha, por exemplo, são materiais que absorvem a transpiração. Enquanto isso, os tecidos sintéticos atrapalham a evaporação do suor. Isso também vale para as roupas escuras, que absorvem mais o calor por não refletirem a luz solar.

- Procure estar sempre em locais ventilados. Também é importante garantir que a casa receba ar e brisa natural ao longo do dia para uma noite mais fresquinha.

- Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes. Alimentos como chá e leite quente devem ser evitados, especialmente na hora de dormir.

- Diminua os esforços físicos e procure descansar entre um exercício e outro, de preferência em locais com sombra.

- Para evitar o ressecamento, lave as narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia e, se possível, ligue o umidificador.

A previsão é de que a onda de calor chegue ao ápice entre quarta e sexta-feira desta semana. Lembre-se de se cuidar e oferecer ajuda aos mais vulneráveis ao sintomas, como crianças, idosos, obesos e pessoas com doenças crônicas. Proteja-se!

Fonte: Alto Astral
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica