Documento sem título
 
Veja também
 
03/04/2024
Dicas para manter o treino durante a mudança de estação
03/04/2024
Mitos e mentiras sobre gordura abdominal
03/04/2024
Conheça alimentos ricos em colágeno
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
 
 
Notícia - Como manter a imunidade alta e o organismo saudável 13/08/2020
Como manter a imunidade alta e o organismo saudável

Até o momento, não se conhecem tratamentos caseiros capazes de combater a Covid-19. Mas na rotina de confinamento é possível reforçar o sistema imunológico e prevenir outras doenças com pequenos hábitos, entre eles exercícios leves, uma alimentação equilibrada e dormir bem.

“Além de mais suscetível a infecções e enfermidades, o corpo com baixa imunidade pode provocar cansaço, irritabilidade, desânimo e aquela sensação de que passar um pouco de frio já é suficiente para pegar um resfriado”, exemplifica Maria Claudia Santos, coordenadora do curso de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi. A alimentação é o primeiro fator a ser levado em conta.

“A pirâmide alimentar pode servir de base, pois indica uma boa variedade de alimentos e quais deles precisamos em maior quantidade”, explica. Combinados, os nutrientes dos vários grupos alimentares ajudam a reforçar esse sistema de defesa. “Não existe um único item capaz de melhorar a imunidade se consumido de forma isolada”, ressalta.

No livro Clínica Einstein: Alimentação & Imunidade, Paula Rizkallah, do portal gastronômico Tá na Mesa sugere receitas com ingredientes que, combinados, podem ser revitalizadores. “A cor no prato é importante não só pelo aspecto visual, mas pelos nutrientes reunidos”, observa Paula.

O cardápio precisa incluir hortaliças com folhas verdes bem escuras, entre elas couve e brócolis, além de frutas, oleaginosas como castanhas e alimentos de cor vermelha, “que costumam ser antioxidantes e anti-inflamatórios naturais”.

Bebidas alcoólicas e alimentos processados devem ser evitados. “Estudos mostram que o consumo de álcool inibe o sistema imunológico e as junk foods, comidas ultraprocessadas, acabam contribuindo para quadros de doenças imunológicas, diabetes e hipertensão”, justifica Daniel Alan Costa, diretor da Escola Brasileira de Naturopatia. “Sempre que possível, é bom substituir essas opções por alimentos naturais e frescos.”

Noites de sono de qualidade também auxiliam no fortalecimento da saúde. Certos hábito ajudam a dormir bem, como manter horários regulares para se deitar e levantar, evitar o uso de eletrônicos à noite e estabelecer rituais de relaxamento, como um banho quente, antes de ir para a cama. “E o ideal é que o quarto não tenha nenhuma fonte de luz, pois isso atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono”, acrescenta Costa.

Sem que as pessoas possam sair de casa, atividades simples como tomar sol passaram a ser mais raras, o que também compromete a imunidade. Para reduzir o stress recorrente no isolamento, os especialistas aconselham soluções simples, como tentar não ficar sentado por muito tempo e praticar algum exercício físico.

“Pode ser caminhada, subir escadas ou mesmo a arrumação e limpeza da casa”, sugere Maria Claudia. “Exercitar-se é importante, mas essa cobrança frequente é comum nas redes sociais e causa um efeito negativo sobre quem, por alguma razão, não pode fazer esse tipo de atividade. Se não for possível, tudo bem também.”

“Em momentos de ansiedade, liberamos substâncias que impactam nosso sistema imunológico”, explica Costa. “A princípio, hormônios como o cortisol têm ação de fortalecimento, mas o efeito é oposto quando são produzidos por um longo período.” Nesse caso, técnicas meditativas, leituras, jogos e lazer que “exercitem” a mente são válidos e ajudam muito. “O principal é tentar gerenciar as divulgação emoções”, recomenda.

Como se cuidar

Exercícios: Invista em práticas que movimentem e relaxem o corpo, como caminhar, subir escadas e meditar.

Lazer: Dedique tempo a distrações e atividades que ocupem a mente para amenizar a sensação de stress.

Vitamina D: No isolamento, é importante tomar sol pelo menos três vezes por semana, de quinze a vinte minutos.

Menos Álcool: O consumo frequente de bebidas alcoólicas pode inibir o sistema imunológico e deve ser moderado.

Fonte: Veja
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica