Documento sem título
 
Veja também
 
02/06/2020
Frio e quarentena: veja como cuidar dos cabelos
02/06/2020
8 alimentos para melhorar a saúde e a beleza da pele
02/06/2020
Covid-19: qual o sintoma mais comum?
26/05/2020
Os efeitos da falta e do excesso de luz solar para a saúde
26/05/2020
Razões pelas quais você não consegue perder peso
 
 
Notícia - 45% das doenças cardíacas começam na boca, entenda 20/05/2020
45% das doenças cardíacas começam na boca, entenda

Pesquisa recente do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo aponta que cerca de 45% dos problemas de coração investigados tinham origem na cavidade bucal, devido a cáries com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

Para entender melhor a relação, vamos partir do início. Tudo começa com as doenças periodontais (da região onde se implantam os dentes), que se iniciam pela formação de placas bacterianas, restos de comida que não são eliminados pela escovação diária. Com isso, os dentes e o tecido ósseo ficam extremamente debilitados.

Ainda assim, a primeira manifestação do problema se dá pela gengivite, quando a gengiva fica muito sensível, inchada e com sangramentos. Entretanto, de acordo com a Dra. Carolina Leal Martins, dentista pela Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), o quadro é facilmente tratado por meio de uma limpeza adequada.

O que é perigoso, na verdade, é quando a gengivite não é levada a sério pelo paciente. Com o passar do tempo, o problema se agrava, evoluindo para uma periodontite. Nessa fase já existe perda óssea e secreção com pus. “O maior fator de risco para esta doença é o depósito bacteriano na superfície do dente formada a partir dos restos de comida. Tais bactérias, por serem extremamente resistentes, podem migrar para a corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como o coração”, explica a dentista.

Além disso, como resposta à agressão microbiana, pode ocorrer uma liberação de células inflamatórias que afetam a integridade das artérias coronárias levando ao estreitamento desses vasos. “A reação também aumenta a viscosidade sanguínea e exacerba a formação de ateromas (placas de gordura).A aterosclerose é uma das principais causas das doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, completa Martins.

A dica para prevenir esses problemas bucais é a mesma que ouvimos sempre: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia com creme dental com flúor; usar fio dental todos os dias, pois somente a escova não consegue eliminar restos de alimentos, e ir ao dentista pelo menos uma vez por ano.

Fonte: Notícias ao Minuto
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica