Documento sem título
 
Veja também
 
19/03/2024
6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
19/03/2024
Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa...
19/03/2024
7 legumes que ajudam a manter o nível saudável de...
08/03/2024
Benefícios do açaí: conheça os poderes nutritivos da fruta
08/03/2024
9 nutrientes que evitam fome e cansaço pós-treino
 
 
Notícia - Descubra as incríveis funções do gérmen de trigo 14/05/2020
Descubra as incríveis funções do gérmen de trigo

O gérmen de trigo é a parte nutritiva do grão de trigo. Durante o processamento da farinha de trigo branca, esse gérmen acaba sendo descartado.

Por isso é que a farinha de trigo refinada apresenta valor nutricional tão baixo. Apesar de constituir a menor parte do grão, ele é rico em nutrientes, como vitamina E, tiamina, folato, magnésio e zinco. É um dos raros vegetais da natureza que contêm todas as vitaminas do complexo B.

Raízes históricas

Uma das culturas agrícolas mais antigas do mundo, o trigo é cultivado há 9 mil anos. Na Antiguidade, o grão simbolizava prosperidade, fertilidade, abundância e vida. Inclusive, todos os deuses da fertilidade nas mitologias grega, egípcia e romana traziam o trigo como um de seus símbolos. Os povos nativos americanos também cultivavam o grão. Eles o usavam para produzir pães, tortilhas, bolos e até para bebidas fermentadas.

Já na medicina tradicional indiana aiurvédica, o trigo é usado para tratar o estresse e os problemas mentais. Além disso, é indicado para fortalecer os músculos.

O que ele tem?

A vitamina E do gérmen de trigo contém um poderoso antioxidante associado à saúde do coração e ao fortalecimento do sistema imunológico. O tipo de gordura predominante no gérmen de trigo (1,5 g em duas colheres de sopa) é a poli-insaturada; que ajuda a reduzir os níveis de LDL (o colesterol ruim) quando ela substitui a gordura saturada da alimentação. O gérmen de trigo contém também esteróis vegetais, que ajudam a baixar as taxas de colesterol.

Por ser um carboidrato complexo e de digestão mais lenta, o gérmen de trigo apresenta um baixo índice glicêmico, podendo contribuir para reduzir o risco de diabetes do tipo 2. De acordo com um estudo recente realizado na Faculdade de Medicina de Harvard, aumentar o consumo de alimentos integrais como o gérmen de trigo reduz o risco de diabetes do tipo 2 em mulheres.

Dicas para a hora de comprar

Você encontra o gérmen de trigo na seção de cereais e farináceos do supermercado ou em lojas de produtos naturais. Há dois tipos de gérmen de trigo à venda: o torrado e o natural. Depois de abrir a embalagem, guarde-o num pote hermético na geladeira; assim você evita que o produto fique rançoso. O gérmen de trigo sem gordura contém muito menos vitamina E e não precisa de refrigeração, podendo ser guardado no armário da cozinha.

Faz bem saber

Sempre que possível, inclua esse delicioso grão em preparações cozidas ou assadas. Seu sabor semelhante ao de nozes incrementa receitas como as de bolo de banana, pão de abobrinha, arroz-doce, bolo caseiro, torta de maçã, massa de pizza e pão, massa salgada para tortas e biscoitos caseiros. Salpique o gérmen no cereal matinal ou na salada, misture-o à massa de bolo, ao hambúrguer de carne, ao hambúrguer vegano, ou use-o como substituto da farinha de rosca em preparações de peixes empanados, frango ou legumes.

Fonte: Seleções
     
Documento sem título
 
CNPJ: 56.792.997/0001-14

Rua Santa Rita, 1471 - Centro
Itu / SP - CEP: 13300-065

Farmacêutica Responsável:

Eli A. Cacciolari Caputo - CRF-SP: 9448
Normas de Qualidade
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Farmácia   Produtos
Nossa História   Cosmética e Beleza
Laboratórios   Saúde e Nutrição
Manipulação   Homeopatia
    Linhas de Revenda
Atendimento    
Fale Conosco  
Orçamento Online  
Fale com o Farmacêutica